Sucesso do Cliente é tema de evento voltado para empreendedores

12 de outubro de 2023 - 13:09 # # # #

No próximo sábado, dia 14 de outubro, a partir das 9h da manhã, o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) realiza, em formato virtual, a mentoria “Sucesso do Cliente”. O evento será conduzido por Nirley Calleia, especialista em Relacionamento com o Cliente, e tem como objetivo oferecer ao público a oportunidade de explorar e discutir uma tendência global nas organizações: a relação entre empresas e consumidores. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas através do Sympla.

Para falar sobre a importância do tema para empreendedores e como a cultura da empresa é importante para operar com foco no cliente, Nirley conversou com a equipe do Nutec para abordar alguns temas que serão explorados na mentoria do próximo sábado.

Como você define “sucesso do cliente”?

Sucesso do cliente é um conceito que antecipa fatos, analisa tendências e constrói soluções que garantam identificação e aderência à uma marca. Sem o sucesso do cliente, não há sucesso!

Qual é a diferença entre o suporte oferecido ao cliente de forma tradicional para a abordagem centrada no relacionamento com o cliente?

O suporte é um caminho para medir a experiência do cliente, como ele entende sua solução ou produto ofertado. E quais são os principais desafios no uso.

Já uma estratégia Customer Centric olha toda jornada. Desde o momento que o consumidor identifica sua dor e busca uma alternativa para tratá-la até os caminhos necessários para retenção/fidelização.

Como as empresas podem criar uma cultura organizacional que coloque o cliente no centro de suas ações e envolva todos os colaboradores na busca pelo sucesso do cliente?

O mapeamento da jornada, vejo como o ponto de partida. Importante medir a experiência em cada fase da jornada. A partir desse desenho, identificar oportunidades e gaps, e traçar estratégias de melhoria continua.

E principalmente cuidar da equipe. Nesse contexto, valorizar as pessoas que cuidarão dessa relação é primordial. Um cuidado que permeia toda trajetória do colaborador. É importante que a empresa tenha uma filosofia que converse com seu propósito e valores, e, na prática, construa um ambiente capaz de criar oportunidades para ouvir opiniões e empoderar tomadas de decisão.

Como as empresas podem avaliar de forma efetiva o relacionamento com seu cliente?

Dados e mais dados.A prática de pesquisa. Estudo de casos. Análise de indicadores. Estratégias e ações focadas em resultados.

Pode compartilhar um exemplo de uma empresa que transformou seu negócio por meio de uma estratégia eficaz de sucesso do cliente?

Posso falar da ClassApp. Atuo na empresa desde 2021.ClassApp é um aplicativo de comunicação escolar.. Criada em 2014, após identificação de uma dor na relação entre família e escola, a ferramenta se propõe a criar relacionamentos e contribuir para a educação no país.

Todos os setores da empresa contribuem para entregas de excelência e possuem metas e indicadores de sucesso do cliente.
Atualmente tem mais de 1000 clientes em território Nacional e o produto traduzido e utilizado em outros países.

Nirley Calleia é bacharel em Administração de Empresas, com especialização em Gestão Estratégica e Qualidade. Atua em relacionamento com clientes há 20 anos, em empresas públicas e privadas, nacionais e multinacionais. Teve a oportunidade de implantar estruturas de atendimento ao consumidor e liderar projetos nesse segmento.

Mentoria Sucesso do Cliente

Dia e hora: Sábado, 14 de outubro, às 9h da manhã.

Formato: On-line.

Inscrições: Gratuitas pelo Sympla.