Sustentabilidade ganha impulso

9 de agosto de 2017 - 13:29

Ações do Nutec se conectam com as do pacto promovido pelo Governo do Estado do Ceará 

Alinhado com as diretrizes do pacto Ceará Sustentável, de iniciativa do Governo do Estado do Ceará, a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) reforça seus projetos e  trabalhos voltados para preservação ambiental, crescimento industrial e tecnologias de alto impacto econômico e social.

O objetivo é unir esforços municipais, estaduais e federais com a intenção de racionalizar a utilização de recursos, implantar tecnologias de baixo custo, redução de poluentes, além de promover ações de desenvolvimento, geração de emprego e renda no Estado.

O Nutec possui uma rede de laboratórios que trabalham com energias renováveis, tratamento do lixo, alimentos, química fina, biotecnologia e automação. Todos eles já têm projetos e parcerias que buscam a sustentabilidade de maneira direta ou indireta. São exemplos o Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (Larse), o Laboratório de Microbiologia de Alimentos, o Laboratório de Química Industrial e o Centro de Referência em Automação e Robótica (Centauro).

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) também está conectada com os pilares do crescimento econômico, de menores interferências ambientais e  avanços sociais, que são os eixos do desenvolvimento sustentável a serem alcançados ainda mais pelo Governo, secretarias e vinculadas como o Nutec.

A Secretaria, juntamente com a fundação, investe recursos financeiros e humanos no sentido de apoiar eventos, projetos e pesquisas que tragam mais qualidade de vida para o povo cearense, bem como mais tecnologia na execução de serviços públicos, apoio para empreendedores e criação de inovações, conferindo mais produtividade e valor agregado para gestão e prestação de serviços.

O Ceará Sustentável atinge todas as instâncias do setor público. É uma ação de curto, médio e longo prazo, que coloca o Ceará em um patamar de crescimento mais sólido e atrelado com tendências atuais e mundiais de urbanização inteligente, preservação da natureza e desenvolvimento humano.