Sustentabilidade: Nutec promove minicurso gratuito sobre remineralizadores

22 de abril de 2021 - 11:50 # # # #

Com o objetivo de promover o conhecimento acerca do uso de remineralizadores e fomentar as pesquisas e projetos institucionais com perspectivas do uso sustentável desse insumo, no dia 28/04, às 13h, o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), através da sua Gerência de Materiais (GEMAT), promove o Minicurso Remineralizadores. A transmissão será ao vivo, através do canal do YouTube do Nutec (Nutec Ce).

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do Sympla.com

Ao final do evento, os participantes receberão o certificado de participação.

Programação:

Mediador:

João César de Freitas Pinheiro
Possui graduação em pela Universidade de Brasília (1971) e doutorado em Economia e Administração de Recursos Minerais pelo Instituto de Geociências da UNICAMP (2000). Atualmente é Diretor de Inovação Tecnológica do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará – NUTEC (2019). Foi presidente – GF Consultoria e Representação Ltda. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia, atuando principalmente nos seguintes temas: mineração, economia mineral, legislação minerária, materiais e legislação ambiental.

Palestrantes:

Suzi Huff Theodoro

Geóloga (UNIFOR), Mestre em Geologia econômica, Doutora em Desenvolvimento Sustentável e Pós-Doutorado e Conflitos Socioambientais (UnB). Professora no Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural da Universidade de Brasília. Principais temas de Pesquisa: Remineralizadores de solo, Agrogeologia, Conflitos socioambientais em terras Indígenas e Feminismo nas Geociencias.

Dra. Magda Bergmann

Geóloga MSc sênior, desde 2008 exerce o cargo de pesquisadora geóloga no Serviço geológico do Brasil-CPRM, desempenhando projetos no Programa Avaliação do Potencial de Agrominerais no Brasil, além de atuar em mapeamento geológico e prospecção de gemas em basaltos. Publicou mais de 30 artigos em periódicos, anais de congressos, jornais e revistas de divulgação científica e três capítulos de livros.

Dr. Christiano Magini

Professor do Departamento de Geologia da UFC, possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), mestrado em Geologia Regional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e doutorado em Geologia Regional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas:metamorfismo, geotectônica, geoquímica, geologia estrutural, meio ambiente e cartografia.