Técnicos do Nutec discutem projeto EMBRAPII

29 de setembro de 2016 - 13:25

Técnicos do Nutec discutem projeto EMBRAPII

Técnicos do Nutec se reuniram na tarde de quarta-feira (28) para propor ideias para a Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).As ideias propostas abrangeram as seguintes áreas: craqueamento, pirólise, gaseificação, ecometano, análise de biogás, desenvolvimento da manta para drenos e aterros, produção de telhas com resíduos da marmoraria e cinzas com película fotovoltaica.

“São muitos os desafios que a gente têm, precisamos beneficiar grupos de empresas. Uma das forma de atingir esse objetivo é através dos sindicatos- entidades que as representam. Precisamos trabalhar em uma inovação que seja util para todos” Francisco das Chagas Magalhães, presidente do Nutec.

Um dos pontos mais discutidos pelos pesquisadores foi a crise hídrica enfrentada pelo estado e na necessidade do investimento em ideias que promovam a redução de água em escolas, condomínios, reuso da água e reaproveitamento de lixo.

Saiba mais

A EMBRAPII (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) é qualificada como uma Organização Social pelo Poder Público Federal desde setembro de 2013. A assinatura do Contrato de Gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC ocorreu em 2 de dezembro de 2013, tendo o Ministério da Educação – MEC como instituição interveniente. Os dois órgãos federais repartem igualmente a responsabilidade pelo seu financiamento.

A contratação da EMBRAPII parte do reconhecimento das oportunidades de exploração das sinergias entre instituições de pesquisa tecnológica e empresas industriais, em prol do fortalecimento da capacidade de inovação brasileira. Ela tem por missão apoiar instituições de pesquisa tecnológica, em selecionadas áreas de competência, para que executem projetos de desenvolvimento de pesquisa tecnológica para inovação, em cooperação com empresas do setor industrial.

A EMBRAPII atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas, tem objetivo de estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional.

Arinne Oliveira

Asscom