Nutec participou da terceira edição da Feira do Conhecimento

22 de outubro de 2019 - 11:28 # # # # #

Pesquisadores e técnicos do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) participaram da 3ª edição da Feira do Conhecimento, que teve a realização do Governo do Ceará/Secitece, Instituto Centec, Fiocruz, Aprece e Cosems. O evento aconteceu no Centro de Eventos do Ceará com programação gratuita, reunindo ciência, tecnologia e inovação produzidas no Estado.

O Nutec teve uma participação marcante, com um estande de 54m², a instituição apresentou um novo conceito de exposição dos seus serviços e pesquisas. Foi possível entender de forma prática e lúdica a nanotecnologia, os projetos voltados para a área de inovação e empreendedorismo, além da parte laboratorial do órgão.

Agência de Inovação se destacou apresentando, através da realidade virtual, conceitos do mundo empreendedor. Além disso, divulgou suas empresas incubadas e a vitrine tecnológica, onde o público pode conhecer o portfólio de patentes.

Os laboratórios de química e alimentos foram apresentados através da realidade aumentada. O estande exibiu também a área de nanotecnologia, engenharia civil e o setor de robótica, com seus robôs de Lego, o pioneer, a impressora 3D e o Drone.

Ao final, o público participava de um quiz, com perguntas relacionadas ao conteúdo apresentado por cada área e ao acertar a maioria, ganhava um fone de ouvido.

“A participação foi muito positiva”, avalia o presidente do Nutec, Francisco Magalhães. “Além de mostrarmos nossas pesquisas e serviços a estudantes de muitas escolas públicas e privadas, fizemos contatos com possíveis parceiros e clientes”, conta.

Mesa Redonda

Com o objetivo de discutir a nanotecnologia e aproximar a sociedade do entendimento de como se faz ciência no Brasil, o Nutec apresentou a mesa redonda “Do laboratório à sociedade: entenda como a nanotecnologia atua no nosso dia a dia”, no palco principal da Feira do Conhecimento 2019. O encontro debateu os avanços científicos e os desafios a serem vencidos para romper a barreira pesquisa/indústria.

A mediação foi feita pela supervisora do núcleo de materiais do Nutec, Janaína Sobreira, e contou com a participação do Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Inácio Arruda, do pesquisador Antônio Gomes de Sousa Filho, do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), Pierre Basílio Almeida Fechine, do Departamento de Química Analítica e Físico-Química, Ênio Pontes de Deus, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Taisa Antônio Gomes de Sousa Filho Sandolli Rossetto, especialista em desenvolvimento sustentável – Linha de Calçado Melissa/Grendene, e Inácio Arruda, Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará.

Prêmio Nutec Inova

O Nutec, por meio da sua Agência de Inovação, realizou durante a FdC3, a primeira edição do Prêmio Regional de Inovação “Nutec Inova”. O objetivo foi premiar empresas do Ceará que contribuam, de alguma forma, para a melhoria de práticas, processos, tecnologias e métodos que propiciem e se caracterizem como ações inovadoras.

Foram três empresas vencedoras, sendo:

Aval Engenharia e Tecnologia, com o lançamento do Agilean, que utiliza os conceitos de produção enxuta e Last Planner atrelados às mais novas tecnologias disponíveis como RFID e Internet das Coisas, para melhorar a gestão da construção. Por meio do AGILEAN foi possível integrar qualidade, medição e folha de pagamento; monitorar em tempo real a mão de obra própria e de terceirizados; gerar indicadores de desempenho da produtividade divulgados por meio de um dashboard para a equipe de obra e administração central. Estas melhorias podem levar a uma maior transparência e confiabilidade do sistema de produção, reduzir desperdícios, variabilidade do processo e do cumprimento dos requisitos de qualidade do produto.

Cegás, com a construção de uma estação de transferência de custódia e de um gasoduto de 23 km que transporta o gás natural renovável (GNR) produzido a partir do biogás gerado dos resíduos sólidos no Aterro Sanitário de Caucaia. A Cegás foi a primeira distribuidora do Brasil a injetar GNR na sua rede de gasodutos.

Senai, com o desenvolvimento de um produto inovador, um sistema/método para proteção contra choque elétrico em tomadas de uso residencias ou comerciais. A tomada conta com dispositivo de proteção que impede a pessoa de receber descarga elétrica caso insira um objeto ou dedo na tomada, a mesma não alimenta equipamentos que não possuem a tomada macho, no caso de se cortar o cabo e alimentar o equipamento somente pela fiação. O produto já foi patenteado e possui registro no INPI.

Feira do Conhecimento

A Feira do Conhecimento 2019 é uma realização do Governo do Ceará/Secitece, Instituto Centec, Fiocruz, Aprece e Cosems, e tem o patrocínio do Sebrae, Etice, Troller, Magirus, Airbus/Helibras, Senai, OSF Global, Zeiss e Supera, contando com o apoio da Icetel, Ivia, Wissen Tech, IFCE, UFC e Aeris.