#Todoscontraomosquito: Aedes aegypti

24 de fevereiro de 2016 - 14:19

#Todoscontraomosquito: governador e ministro da Educação mobilizam jovens no combate ao Aedes aegypti

Ideia lançada no Ceará, com um cenário de duas casas, explicando os procedimentos corretos para evitar a proliferação do mosquito, vai ser replicada em ação nacional

Foi com uma série de atividades lúdicas que os alunos da Escola Estadual de Ensino Profissional Leonel de Moura Brizola, bairro Maraponga, receberam nesta sexta-feira (19) a visita do governador Camilo Santana e do ministro da Educação, Aloízio Mercadante, para o Dia Nacional de Mobilização na Educação contra o Aedes aegypti. O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, também participou do evento.

Os estudantes mostraram-se engajados em um cenário que contou com duas casas, cantorias, orientações sobre os procedimentos para evitar a proliferação do mosquito, jogos em tabuleiro gigante, entre outras ações. Na ocasião foi lançado também o Plano Estadual de Combate ao Mosquito nas escolas cearenses, com uma programação especial para os alunos, que poderão interagir nas mídias sociais e contribuir para acabar com o vetor de dengue, chikungunya e zika.

O governador Camilo Santana destacou a importância de todos aderirem à campanha. “Cada um de nós tem de ser especialista nesse momento. Estamos falando da vida de cada um. Esse é um momento em que todos nos unimos nessa briga. O Brasil é muito maior do que esse mosquito. Toda a sociedade cearense está mobilizada e compreendemos que a educação é um fator importante nessa conscientização. Nossa meta é que todas as casas do Ceará sejam visitadas. Estamos cedendo telas gratuitamente para todas as casas. Outro problema é pessoas que não permitem a entrada dos agentes em suas residências, mas conseguimos uma lei tornando obrigatória. Não há outro caminho para vencermos essa luta, a não ser com prevenção, não há vacina que dê jeito. Tem gente morrendo no país por causa desse mosquito. É um momento de segurança nacional e saúde pública. Vocês alunos façam o trabalho em suas casas, escolas, com seus pais, seus amigos. Vamos à luta dia e noite”, conclamou.

O dia não foi de conscientização apenas para os estudantes do Ceará. Centenas de municípios, nos 27 entes federativos, também se mobilizaram nesta sexta-­feira. O ministro Aloízio Mercadante reforçou o papel do jovem nessa campanha. “Temos hoje ações como essa em todos os estados do Brasil, eu mesmo falei com cada governador. Somos 60 milhões de estudantes nessa luta e não há melhor estrutura para combater esse desafio do que a educação no país. Todos os nossos diretores, professores da faculdade de Medicina estão indo para as escolas públicas, todos os reitores estão fazendo o seu trabalho. Temos que tratar esse assunto na escola A dengue, chikungunya e zika têm tudo a ver com Ciência, História, Geografia. Não é no palanque que vamos vencer essa batalha, é preciso estudo, trabalho, ação”, disse.

Enquanto as pessoas circulavam e se entretinham, a canção “Xô xô Dengue Zika e Chikungunya” era tocada por repentistas e rapidamente já estava na cabeça de todos. O compositor é o professor e músico Marcelo Alves Teófilo, que disse estar dando a sua contribuição na campanha: “Combater o mosquito é uma ação muito importante nesse momento, por isso fiz essa música, que está circulando nas redes sociais, para as pessoas se conscientizarem de uma maneira fácil. E o jovem é proativo, ele tem curiosidade, por isso o papel dele é fundamental nessa luta”.

A estudante Gabriela de Oliveira Pinheiro já sentiu na pele os efeitos que o mosquito pode causar e prefere tomar os devidos cuidados para não passar pela experiência novamente. “Eu já tive dengue três vezes. Na primeira, quase morri, minha mãe ficou muito preocupada. É muito importante todos tomarem os devidos cuidados, pois as pessoas estão morrendo pelo Brasil todo, e ainda existem as outras doenças, as grávidas estão preocupadas com zika. É preciso que todos chequem os focos de proliferação do mosquito, sempre conferir se a geladeira não está com vazamento de água, entre outros cuidados”, disse.

O também estudante Joatan Alvez se divertia no jogo de tabuleiro gigante com dicas de prevenção à proliferação do Aedes aegypti e aprovou a maneira dinâmica como a campanha vem sendo tocada. “Eu estou achando esse dia maravilhoso, chuva boa, e é muito bom um evento como esse para estimular os jovens, suas mães, para combater o mosquito que está causando tantas doenças. Eu mesmo lá em casa tiro água dos baldes, das plantas, falo isso para os meus amigos, meus tios fazerem o mesmo, pois o mosquito é muito perigoso”.

Reforçando as ações casa a casa, o próprio governador Camilo Santana e o ministro Aloízio Mercadante visitaram as residências da vizinhança da escola para procurar possíveis focos do mosquito. Uma das residências visitadas foi a do aposentado José Gerônimo de Vasconcelos, que gostou da surpresa. “Não é todo o dia que recebemos o governador na própria casa. Eu não esperava. Fico feliz que ele esteja preocupado com essa questão do mosquito e está acompanhando de perto essa questão. Eu pelo menos estou fazendo a minha parte, espero que todo mundo também faça”, disse.

Estiveram também presentes no evento a vice-governadora Izolda Cela; o secretário da Educação, Maurício Holanda; o secretário da Saúde, Henrique Javi; o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno; os deputados federais José Guimarães, Chico Lopes e Odorico Monteiro; os deputados estaduais Tin Gomes, Laís Nunes e Raquel Marques; entre outros.

Plano Estadual

Entre as ações do Plano Estadual está a formação do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento a dengue, chikungunya e zika, com a finalidade de propor, articular, coordenar e avaliar ações destinadas ao controle do vetor, reduzir a incidência das doenças e seus efeitos. O grupo intersetorial auxilia ainda a pesquisa relacionada às ações de vigilância, prevenção, atenção à saúde e controle dessas doenças.

O Governo do Estado tem reunido gestores, coordenadores e técnicos para nivelar informações, por determinação do governador Camilo Santana, que provocou um encontro dos governadores com a presidenta Dilma, no início de dezembro de 2015, após pedir apoio ao Governo Federal no combate ao inseto. O comitê intersetorial tem a participação de, pelo menos, 16 órgãos da esfera estadual, federal e municipal.

Pacto da Educação Brasileira

O Pacto da Educação Brasileira faz parte do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia, lançado pela presidenta Dilma Rousseff, em dezembro do ano passado, com a campanha  #ZikaZero. O Ceará partiu na frente em ações preventivas e, desde o dia 21 de dezembro de 2015, criou o Plano Estadual de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti ­ “Todos contra o mosquito”.

O Pacto teve a participação de representantes educacionais de 110 municípios, 22 estados, além de instituições e organizações públicas e privadas. Ao todo, 19 ministérios e outros órgãos federais estão mobilizados para atuar em conjunto no Dia de Mobilização Nacional.

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) assinou, no dia 4 de fevereiro, o Pacto da Educação Brasileira Contra o Zika. As ações estão concentradas em quatro eixos principais: combate mecânico aos focos do mosquito; elaboração e divulgação de material didático sobre o inseto e as três doenças associadas; mobilização com gincanas estudantis; campanha de comunicação/conscientização nas escolas.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado