UFC e Nutec discutem resíduos sólidos e energia

7 de agosto de 2015 - 14:57

 

UFC e Nutec discutem resíduos sólidos e energia

 

As instituições se reuniram no intuito de encontrar soluções para o problema.

 

Presidente, diretoria e técnicos se reuniram no auditório da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) com professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) na manhã desta quinta-feira (6) para avaliar e buscar alternativas para os Resíduos Sólidos do Ceará.

 

O Presidente do Nutec, Francisco das Chagas Magalhães, acredita que a aproximação com a universidade cria um ambiente favorável para o desenvolvimento e inovação. Ressaltou ainda que nos tempos modernos a cooperação entre instituições é uma moeda corrente que gera capacidade operacional e amplia resultados com ganhos recíprocos”.

 

Ao apresentar os serviços do Nutec, os professores puderam visualizar oportunidades para a confluência de interesses de forma a beneficiar a sociedade.

 

Bsoco Arruda, professor do Departamento de Engenharia de Produção, na sequencia, apresentou sua preocupação antiga na área da energia e afirmou que, no passado, através de conversas com o Professor Expedito Parente – que iniciou no Nutec as primeiras pesquisas na área de Biocombustíveis no Brasil- conseguia visualizar energia até nas árvores.

 

Para o professor, além da geração de energia, os resíduos sólidos podem contribuir para a geração de emprego e renda e no processo de logística reversa, que seria um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo. Arruda destacou também a importância da visão sistêmica em vez de uma meramente científica.

 

O diretor de Empreendedorismo e Negócios do Nutec, Dr José Neiva, falou da idealização da extinção dos lixões cearenses e da importância da conscientização individual da população. “ A separação deve começar na casa de cada um, separando o lixo orgânico dos recicláveis”.

 

Paulo Cesar Carvalho, professor de Produção de Energia Elétrica exemplificou que os problemas de uma época podem ser a solução em outros tempos, dependendo da visão abordada: “ Minha vida inteira ouvi que o sol era a desgraça do Ceará, hoje, pode simbolizar o futuro, através da produção de energia solar”.

 

Ficou acertado que alunos, ligados a um programa de empreendedorismo da UFC coordenado pelo professor Abraão Saraiva, visitarão o Nutec no intuito de serem incentivados à montar empreendimentos tecnológicos. Bosco Arruda e José Neiva elaborarão um plano de ação que contemple as oportunidades e projetos das entidades.

Arinne Oliveira

Assessoria de Imprensa Nutec