Unidade de Apoio à Testagem da Covid-19 irá realizar mais de 10 mil testes diários

11 de agosto de 2020 - 18:21 # # # # #

Pesquisadores do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), junto com o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, e representantes do Centec, estiveram na manhã desta quinta-feira (11/08) visitando a Unidade de Apoio à Testagem da Covid-19 da Fiocruz Ceará, instalada no Polo Tecnológico e Industrial da Saúde, localizado no município do Eusébio. O laboratório, que realizará testes moleculares de RT-PCR e igG, tem capacidade para concretizar mais de 10 mil testes diários, o que vai ajudar muito no controle da doença e na reabertura da economia.

Durante a visita, o secretário Inácio Arruda foi recebido pelo diretor da Fiocruz Ceará, Carlilie Lavor e sua equipe, que aproveitaram para mostrar também os laboratórios de nanotecnologia e biologia molecular. São equipamentos de ponta, de tecnologia chinesa, japonesa e americana. Toda essa central analítica foi construída em tempo recorde (dois meses), por uma empresa cearense.

A supervisora do Núcleo de Materiais do Nutec e coordenadora da plataforma nanotecnológica Ceará Grafeno-CEGRAF, Janaína Sobreira Rocha, que participou da visita, mostrou interesse em conhecer os laboratórios, a infraestrutura e os equipamentos para possíveis parcerias entre as duas instituições, principalmente na área de nanotecnologia. A pesquisadora pretende utilizar alguns equipamentos para medir o potencial zeta, movimento browniano, juntamente com a distribuição do tamanho de nanopartículas fabricadas pelos laboratórios de pesquisa do Nutec.

Inácio lembrou, na ocasião, o início da construção da Fiocruz, que ele acompanhou de perto, um projeto idealizado ainda no governo Cid Gomes, junto com João Ananias, Calilie Lavor e muitos outros. “O apoio do governador Camilo Santana, também foi fundamental para chegarmos a essa estrutura que temos hoje, com laboratórios de qualidade, pesquisadores com mestrado e doutorado, a maioria formada nas nossas universidades, e técnicos de formação média também cearenses”, explicou o secretário. Inácio destacou também que investimentos com pesquisa atraem mais empresas, com empregos de qualidade, o que ajuda a melhorar a saúde do povo e o desenvolvimento do Estado do Ceará.

A visita também contribuirá na formatação do novo laboratório de microbiologia do Nutec no padrão Nível de Biossegurança 2 (NB-2). Atualmente, a instituição é a única do Ceará com laboratório de microbiologia acreditado pelo Inmetro.

Além da supervisora Janaína, estiveram na visita também  o coordenador do Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (Larse), Ari Clecius, e a supervisora do Núcleo de Química, Geísa Magalhães.