Webconferência com a Capes abre Seminário de Integração dos Polos UAB no Ceará

19 de outubro de 2016 - 14:19

Webconferência com a Capes abre Seminário de Integração dos Polos UAB no Ceará

O evento segue até quarta (19/10), no Centro de Eventos, dentro da programação da SNCT, com apresentações de trabalhos, webconferências e troca de experências entre quem faz a EaD no Estado

O I Seminário de Integração dos Polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Ceará foi aberto com uma webconferência nesta terça-feira (18/10), que contou com a participação de membros da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e dos coordenadores de polos das unidades espalhadas pelo Estado. Na oportunidade, o secretário-adjunto da Secitece, Francisco Carvalho, enfatizou os objetivos principais do evento, dentre os quais “potencializar a atuação dos polos da UAB, conhecer suas dificuldades e socializar as soluções”.

Os representantes da Capes Alexandre Magalhães e Alexandre Marques abordaram a criação da UAB como um processo de democratização do ensino. Hoje, estão envolvidas 87 instituições e cerca de 130 mil estudantes ativos. A iniciativa já formou mais de 180 mil profissionais no Brasil.

Foram anunciadas no evento a criação de um Fórum Nacional dos Coordenadores de Polos UAB, composto por um presidente, dois vice-presidentes e grupos de trabalhos temáticos, bem como a abertura de um edital para seleção de produtos inovadores em EaD.

Os representantes tiraram dúvidas dos coordenadores acerca das visitas da Capes aos polos, que acontecem, no máximo, a cada quatro anos, além de visitas adicionais caso haja alguma denúncia. Em 2016, ainda serão visitados no Ceará os polos de Quixeramobim e Redenção. Para 2017 estão previstas visitas aos polos de Beberibe, Alto Alegre (Campos Sales), Limoeiro do Norte, Russas e Itambé (Caucaia).

O educador e coordenador de Educação Superior da Secitece, Cândido B.C. Neto, enfatizou que muito mais que integrar, o Seminário tentará construir uma realidade em que a educação a distância esteja cada vez mais presente na vida da população. “A história da educação superior do Ceará passa pela existência destes polos”, destacou o educador.

Para a coordenadora do polo de Piquet Carneiro, Patrícia Barros, a webconferência foi esclarecedora, principalmente em relação à aprovação de cursos e às perspectivas de melhoria para a unidade, que funciona na estrutura do CVT do município. “Atualmente, estamos formando 25 pessoas no curso de Administração Pública, em parceria com a Unilab. Além disso, há duas especializações com inscrições abertas: uma em Saúde da Família e outra em Recursos Hídricos”, explica.

O I Seminário de Integração dos Polos da UAB no Ceará segue até esta quarta-feira (19/10), no Centro de Eventos, dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com apresentações de trabalhos, webconferências e troca de experências entre quem faz a educação a distância no Estado.

Fonte: SECITECE