XII Bienal do Livro contará com a participação do Nutec

12 de abril de 2017 - 14:05

Palestras e exibições tecnológicas marcarão a presença da fundação

A partir do dia 14 de abril, a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) inicia sua primeira participação na XII Bienal do Livro, que ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará. As atividades acontecerão até o dia 23 de abril e reunirão diversas organizações públicas e privadas relacionadas ao conhecimento, pesquisa, leitura e entretenimento.

A fundação terá um espaço de exibição de suas atividades, especialistas da instituição farão palestras e também apresentarão algumas inovações curiosas dos laboratórios e núcleos especializados, com informações e equipamentos que chamam a atenção do público para as áreas de atuação do Nutec, como sustentabilidade, empreeendedorismo, inovação, pesquisa e tecnologia.

O Nutec é vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que também terá outras participações no evento com atividades ligadas ao desenvolvimento do Ceará no que diz respeito ao meio ambiente, meteorologia, robótica, astronomia, automação, jogos digitais, entre outros. A programação completa da Secitece e seus parceiros pode ser encontrada no link abaixo:

Programação resumida da Secitece na XII Bienal Internacional do Livro: https://goo.gl/mBY0d9

Haverá exibição de robôs e equipamentos de alta tecnologia através do Nutec, como o Robô Cearense, que faz interações com o público, identifica pessoas, atende comandos de voz e segue indivíduos. Uma impressora 3D estará realizando impressões para que se possa conhecer melhor essa área na prática. Um drone, o Robô NAO e o Robô Quanter também estarão presentes, executando tarefas complexas e minusciosas como escrita, vôo, desenho, poses humanas, entre outros.
Dentre os núcleos e laboratórios do Nutec que terão destaque na Bienal se encontram o Centro de Referência em Automação e Robótica (Centauro), o Núcleo de Mecânica e Energia (Numen), o Núcleo de Elétrica e Automação (Nucea), o Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (Larse) e o Laboratório de Eficiência Energética e Energias Renováveis (LE³R). A programação completa do Nutec na Bienal se encontra logo abaixo:

Dia e horário

Local

Palestrante

Tema

18 de abril às 16h

Espaço Verde

Ari Clecius Alves de Lima

Gestão de resíduos sólidos: problema ou oportunidade?

18 de abril às 18h

Espaço Verde

Prof. Epitácio Nascimento Filho e Isaac Diego Pereira de Sousa

Energia solar fotovoltaica em edifício: um guia para arquitetos.

20 de abril às 17h

Espaço Verde

Bruna Sousa e Arianna Melo

Transformando ideias em negócios.

Equipe do Nutec movimenta a Bienal com assuntos sobre sustentabilidade, empreendedorismo, pesquisa e desenvolvimento

A conversa com Epitácio Nascimento Filho e Isaac Diego Pereira de Sousa, pesquisadores em Arquitetura Fotovoltáica, que estarão falando sobre sistemas fotovoltáicos com desenhos especiais para a integração a edificações, legislação brasileira, normas técnicas nacionais e internacionais, tecnologias disponíveis para fachadas, brises, coberturas, claraboias, paredes cortinas, assim como fabricantes de elementos arquitetônicos fotovoltáicos para Building Integrated PhotoVoltaic (BIPV), programas de modelagem, simulação de projetos e referências bibliográficas sobre o tema. Eles exibirão um tour internacional com imagens de edificações com elementos arquitetônicos fotovoltáicos integrados.

Bruna Sousa e Arianna Melo vão comentar sobre os primeiros passos a serem dados para a criação de novos negócios para empreendedores que tem uma ideia interessante, motivação, interesse, mas muitas vezes não sabem como iniciar o processo em diversas áreas importantes a serem consideradas. Elas explicarão sobre as principais preocupações referentes a marketing, finanças e planejamento necessários em uma etapa empreendedora inicial com ferramentas simples e adaptáveis a diversos modelos de negócios.

Sustentabilidade será o pilar fundamental da palestra desenvolvida por Ari Clecius, abordando resíduos sólidos e sua reutilização para outros processos e atividades com redução de impactos ambientais e potencialização de consequências positivas para o desenvolvimento sócio-ambiental, como geração de renda, biocompostos e biogás.

Inclusive o Nutec firmou parceria com o Banco do Nordeste nesse sentido. Saiba mais: https://goo.gl/30nyIH

Assessoria de Relações Institucionais (Assin)

Assessoria de Comunicação (Asscom)

Rainer Lima Leal       Fone: (85) 3101.6925