1º Workshop online de Inovação Tecnológica – 1º WITEC

6 de março de 2015 - 19:17

 

1º Workshop online de Inovação Tecnológica – 1º WITEC


O evento online nacional e gratuito ocorrerá em 16 a 22 de março no auditório do Nutec, será certificado pelo órgão.

 

 

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) promoverá o encontro online e nacional no auditório do Nutec Telmo Bessa. O 1º workshop online de inovação tecnológica – 1º Witec – reunirá mais de 20 renomados experts nacionais e internacionais de processos e negócios de inovação tecnológica que ministrarão os principais temas da área: prospecção, marketing e negociação tecnológica, captação de recursos, isenção fiscal, gestão da inovação (gestão financeira, de projetos e estratégica), transferência de tecnologia e propriedade intelectual, além de vários cases reais de sucesso. Os palestrantes falam do que fazem e por isso poderão contribuir de forma efetiva para os inscritos.

 

Com o lema “Por que Inovar, é preciso, trata-se de um evento de conteúdo de valor prático, aplicado, voltado à inovação e que possui o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Sebrae, da Federação das Indústrias de Pernambuco e mais de 10 instituições de ensino e pesquisa.

 

O público esperado é de até 15 mil pessoas. Os organizadores esperam impactar as Regiões Norte-Nordeste para criar uma cultura de inovação voltada para Propriedade Intelectual e do conceito da Tripla Hélice (Universidade-Empresa-Governo). O evento levou em conta a dificuldade do trabalho presencial em palestras e eventos em alguns NITS do Brasil

 

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas
através do telefone
3101.2452 com Vilaci

Dados necessários para certificado: Nome Completo, E-mail e Telefone.

 

Por o Evento acontecer integralmente no universo online, os inscritos precisarão apenas de um computador, internet e ter se inscrito no evento para participar do WITEC. Assim, terá um alcance exponencial de pessoas que realmente são interessadas em Inovações Tecnológicas.


Programação no Nutec

16.03.15 – Ambientes de Inovação e Superação de Desafios

10 h

Palestrante: Beatriz Benezra Dehtear: Expert em Práticas de Gestão do Conhecimento, com larga experiência em atuação em empresas de tecnologia e P&D. Diretora da Beatriz Dehtear KM, empresa que oferece serviços de consultoria e treinamentos em Gestão do Conhecimento.

Resumo da palestra: Apresentar uma abordagem diferenciada da Gestão do Conhecimento com casos práticos. Demonstrando como essa ferramenta de gestão é peça fundamental no processo de se fazer inovações tecnológicos em seus negócios.

 

15 h

Palestrante: Aline Figlioli: Economista, Superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à TI do Governo do Estado de Goiás. Doutora e mestre em Administração, com foco em Inovação, pela USP. Doutorado sanduíche no SPRU, University of Sussex, Inglaterra. MBA em Controladoria e Finanças. Atua junto a ambientes de inovação desde 2005.

Resumo da palestra: Apresenta a experiência goiana no que tange à promoção da inovação em termos de financiamento, ambientes de inovação e oferecimento de educação profissional de forma conjunta com serviços tecnológicos, por meio dos Institutos Tecnológicos de Goiás e suas unidades descentralizadas.

 

17.03.15 – Recursos Financeiros e Incentivos para Inovação

10h

Lucas Coelho: Farmacêutico Industrial, MBA em Gestão da Inovação e Difusão Tecnológica e Doutorando (UFPE-Engenharia Química). Foi Gerente de Projetos de Inovação e Diretor Industrial em empresa de engenharia de base tecnológica É membro da ABCR e Integrante da Triple Helix Association. É Diretor da Nexta – Inovação e Consultoria e Idealizador do Witec.

Resumo da palestra: Se você ou sua empresa possui um projeto que tem grande potencial, mas existe risco de não dar certo tecnologicamente, o governo tem linhas para apoiá-lo! Serão apresentadas as instituições, os principais editais e os mecanismos para captação desses recursos para viabilizar seus projetos tecnológicos.

 

15 h

André Ramos: André Ramos é Mestre em Engenharia Biomédica pela UNICAMP, cofundador e atual Diretor de P&D&I da Requisito Tecnologia, premiada empresa de TI com foco em Esporte e Qualidade de Vida. Também atua como consultor de captação de recursos tendo conseguido aprovar 18 projetos e coordenar a execução de 4.

Resumo da palestra: Lições Aprendidas da Captação de Recursos: editais de Subvenção Econômica são desejados, porém seu uso impõe obrigações que podem gerar custos maiores do que os benefícios! Esta palestra visa conscientizar os empreendedores dos reais custos, riscos e oportunidades do tema.

 

18.03.15 – Proteção Intelectual e Inovação

10h

Eduardo Bemfica: Administrador de Empresas pela Universidade de Pernambuco e MBA em Gestão da Inovação e Difusão Tecnológica. Há 7 anos é Analista em Planejamento, Gestão e Infra-estrutura em Propriedade Industrial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. Atualmente é chefe da Representação Regional do INPI em Pernambuco.

Resumo da palestra: Visão geral sobre os conceitos do sistema de proteção intelectual no Brasil e no Mundo. Principais informações das proteções realizadas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial: marcas, patentes, registro de software e circuitos integrados. E ainda, a importância das proteções industriais para o diferencial competitivo nas empresas e ICTs.

 

13h

Henry Suzuki: Sócio Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica. Principal Consultant da Innovalyst (US), Consultor Colaborador da Avenium Consulting (FR). Agente da Propriedade Industrial. Graduado em Farmácia e Bioquímica pela USP e pós-graduado em administração de empresas pela ESPM. Inventor. Empreendedor.

Resumo da palestra: Serão revistos os conceitos básicos de patentes, o que é patenteável, o que não é, como é um documento de patente e o processo de patenteamento. Assim, você poderá entender melhor a palestra “Como usar Patentes de forma estratégica nos seus negócios”.

 

15 h

Henry Suzuki: Sócio Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica. Principal Consultant da Innovalyst (US), Consultor Colaborador da Avenium Consulting (FR). Agente da Propriedade Industrial. Graduado em Farmácia e Bioquímica pela USP e pós-graduado em administração de empresas pela ESPM. Inventor. Empreendedor.

Resumo da palestra: Uso de informações técnicas e estratégicas contidas em patentes para a identificação e validação de oportunidades de negócios.


19.03.15 – Prospecção Tecnológica e Gestão da Inovação

10h

Cínthia Ramos: Posgraduada em Criação e Gestão de Empresas Inovadoras e de Base Tecnológica pela Universidade de Barcelona. Responsável por gerenciar projetos de Inovação, Transferência e comercialização de Tecnologias para o Brasil e América Latina. Coordenadora da Comissão de Internacionalização da 22@Network, para a criação de uma rede europeia e mundial de ações de Inovação.

Resumo da palestra: Serão presentadas algumas ferramentas disponíveis para melhorar os retornos sobre investimentos em P&D e também o case “Com os pés na terra”. Projeto realizado com a Agencia Espacial Europeia para estudar o potencial de aplicação das tecnologias espaciais em outros setores.

 

15h

Suzana Borshiver: Doutora em Engenharia Química, Professora da UFRJ e Coordenadora do NEITEC (Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológico). Expert em gestão e inovação tecnológica, com ênfase em organização industrial e estudos industriais, estudos de cadeias produtivas, prospecção tecnológica, comércio exterior e roadmapping.

Resumo da palestra: Roadmap Tecnológico: Etapas de sua construção, metodologias de prospecção tecnológica, análise de patentes e artigos científicos como fonte de informação tecnológica, importância da validação dos especialistas e pesquisa de campo e casos práticos.


20.03.15 – Negociação e Transferência de Tecnologias

10h

Alexandre Dias: Graduado em Administração na Universidade de São Paulo (FEARP/USP). Mestre e doutorando em Administração de Organizações. É pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Inovação, Gestão Empreendedora e Competitividade (INGTEC) e consultor em gestão da inovação. É professor de graduação e pós-graduação do Centro Universitário UniSEB

Resumo da palestra: As universidades são importantes fontes de inovação, porém uma pequena parcela das empresas as utilizam para desenvolver novos produtos e processos. Esta palestra tem como objetivo apresentar as possibilidades de acesso às tecnologias desenvolvidas por universidades e institutos de pesquisa, o que deve permitir um aumento no desempenho inovativo das empresas.

 

15h

Muriel Brossard: Executiva de origem francesa, especializada em inovação tecnológica, com 25 anos de experiência internacional, como: EUA, Canadá e França. Com expertise na concepção, gestão e desenvolvimento de inovações em start-ups e empresas. Assessora cientistas, empreendedores e inventores, até o nível de diretoria, para introduzir inovações no mercado.

Resumo da palestra: Alguns líderes de empresas de base tecnológica são céticos quanto à importância do marketing aplicado ao seu negócio tecnológico. As ferramentas tradicionais de marketing, se adaptadas corretamente permitem o estabelecimento de vantagens comerciais também para inovações tecnológicas.


21.03.15 – Cases de Sucesso e seus Desafios

10h

Renee Ben Israel: Ms. é formada em Ciências Sociais pela USP e em Estudos de Ciências Humanas e da Ásia Oriental pela Universidade Hebraica. É integrante do Yissum desde 1988, escritório autônomo responsável pela Propriedade Intelectual da Universidade Hebraica de Jerusalem. Atualmente, é Vice Presidente e responsável pela administração do portfólio de PI.

Resumo da palestra: Serão abordadas as ações que o Yissum tem feito para transferir tecnologias para a sociedade e de fato fazer inovação. Como as pessoas do Yissum são contratadas, que perfil elas têm, como é o vínculo de trabalho, como é a articulações com professores e empresas.

 

15h

Wladimir Maia: Engenheiro e Mestre pela UFRJ, MBA em Gestão da Qualidade pela Grifo/University of Tampa. Por 30 anos exerceu diversos cargos gerenciais em multinacionais, no Brasil e no exterior. Atualmente é Analista do MCTI onde atua na coordenação de negócios do INT – Instituto Nacional de Tecnologia, com foco no Programa EMBRAPII.

Resumo da palestra: Serão apresentadas as ações na prospecção, negociação e gerenciamento de projetos de parceria tecnológica entre o INT e empresas industriais inovadoras no âmbito do Programa EMBRAPII.


22.03.15 – Cases de Sucesso e seus Desafios

10h

Leonardo Melo: Engenheiro e Mestre em Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense. Experiências em Telemedicina, Tecnologia da Informação e Telecomunicações, em diversas empresas nacionais e internacionais. Empreendedor e Diretor-Executivo na Diagnext.com – o primeiro provedor de telemedicina brasileiro.

Resumo da palestra: O Brasil, desde sua colonização, é basicamente agrário, exportador de commodities e importador de manufaturados. Infelizmente, não faz parte de nossa cultura a Inovação Tecnológica. Os setores públicos ou privados têm dificuldade de ver que o brasileiro tem capacidade científica suficiente para revolucionar e desenvolver tecnologias. Somos um exemplo disto.

 

15h

Cláudio Truchlaeff: É Engenheiro de Produção. E possui especialização em Engenharia de Petróleo pela UNIFOR. Tem experiência na área de Engenharia Química, em operações industriais e equipamentos. É Sócio-Presidente da Claeff Engenharia e Produtos Químicos, atuando no desenvolvimento de produtos e processos na produção de alimentos e em usinas sucroalcooleiras e na a extração de bioativos vegetais.

Resumo da palestra: Será mostrado como a Claeff Engenharia iniciou como uma empresa de consultoria e começou a fazer pesquisa tecnológica, tornando-se uma empresa de base tecnológica de sucesso. Além de sua experiência na construção de centros de pesquisa, a relação com investidores, histórias e dicas.

 

O Nutec vai expedir certificado.

PARA MAIS INFORMAÇÕES: 3101.2452

 

______________________________________

Arinne Oliveira
85 3101.6925
arinne.mauricio@gmail.com

Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec
www.nutec.ce.gov.br