Ação Global 2015

28 de maio de 2015 - 17:34

 

O Programa Ação Global 2015, realizado em todo Brasil no próximo sábado (30),
no Ceará será em São Gonçalo do Amarante (61 km de Fortaleza).


 

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), realiza ação voluntária no município de São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza, no próximo sábado (30). Através de um teste feito na hora, a população poderá verificar a possibilidade de contaminação da água que consome. A atividade acontece dentro da programação da Ação Global, de 8h às 17h, na Escola Maria do Socorro Gouveia, bairro Palestina, que realiza ainda dezenas de outros serviços gratuitos para a população.

O visitante deverá levar 500 ml de água em uma garrafa pet, de preferência do tipo que armazena água mineral. Um técnico do Nutec realizará um teste qualitativo de nitrito que, na prática, trata-se de um ensaio visual com um indicativo de poluição. Funciona assim: quando adicionado o reagente específico na amostra de água do visitante, caso o teste dê positivo, o que é indicado pelo desenvolvimento de uma coloração rosa, as pessoas serão orientadas a se dirigirem a laboratórios para realizar uma análise completa.

No ano passado, no programa Ação Global em Aquiraz, o Nutec realizou 30 atendimentos para detectar a presença de micro-organismos na água, principalmente, coliformes fecais. Amostras foram trazidas da rede de distribuição pública e não apresentaram contaminação. Porém, algumas amostras de poços e cacimbas poderiam estar comprometidas, pois reagiram com a solução. Mas, segundo os técnicos, não se pode afirmar precisamente a presença da bactéria porque para confirmar microrganismos é necessário que uma análise microbiológica seja realizada em laboratório.

Ainda segundo os técnicos do Nutec, essa possível poluição pela Bactéria E. Coli, que habita no intestino do homem, poderá ter origem nos poços próximos a esgotos domésticos (fossas). Nesses casos, são sugeridas limpezas nos poços e cloração de maneira artesanal, quando não há disponibilidade financeira para contratação de empresas especializadas em limpeza. Os técnicos explicarão, ainda, a forma mais apropriada para a manutenção de caixas d’água, cisternas, além do tratamento da água através da fervura, água sanitária ou cloro.

Promovido em todo o Brasil pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e Rede Globo, com a cooperação de dezenas de parceiros, o Ação Global trabalha este ano o tema Qualidade de Vida e oferecerá ações nas áreas educação, saúde, qualidade de vida e cidadania.

 

______________________________________

Arinne Oliveira
85 3101.6925
arinne.mauricio@gmail.com

Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec
www.nutec.ce.gov.br