ASSCOM entrevista engenheiros civis do NUTEC.

14 de fevereiro de 2013 - 12:14

 

A entrevista foi encomendada Pelo Portal Massa Cinzenta, voltado à área da construção civil. Segue, na íntegra a a entrevista realizada com José Ramalho e Roney Sérgio.

 

· O departamento do Nutec voltado à construção civil se dedica a que tipos de pesquisa?

R: Desde a sua fundação se dedicou na área de materiais existentes e novos materiais com o objetivo de desenvolver novos sistemas construtivos.

· Desde quando o Nutec passou a envolver materiais de construção em suas pesquisas e por quê?

R: Desde 1985 através de um projeto do Presidente fundador do Nutec Ariosto Holanda que insentivava os projetos que beneficiavam as comunidades de baixa renda propondo o aproveitamento de matérias-prima existentes nas próprias comunidades, como por exemplo os chamados tijolos ecológicos solocal que poderiam ser produzidos artesanalmente através de mutirões locais.

· De qual infraestrutura laboratorial dispõe o Nutec para suas pesquisas?

R: Temos Laboratórios de ensaios físicos e laboratórios de ensaios químicos utilizados para ensaios e pesquisas de materiais de construção civil.

· E em termos de pesquisadores, quantos estão envolvidos com o Nutec na área voltada à construção civil?

R: Por se tratar de um órgão público, o Nutec aguarda a liberação de concurso público para aquisição de novos engenheiros. Atualmente apenas dois engenheiros civis participam das pesquisas e prestação de serviços tecnológicos à comunidade e empresas do ramo, contando com o apoio de 3 doutores da Universidade Federal do Ceará.

· A iniciativa privada submete produtos ao Nutec, tanto os que já estão no mercado quanto os que estão para ser lançados?

R: Sim. Controle tecnológico de materiais e ensaios de avaliação de desempenho dos novos sistemas construtivos. O Nutec, inclusive busca credeciamneto junto ao Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores – SINAT, do Ministério das Cidades.

· O Nutec também se dedica à pesquisa de sistemas construtivos?

R: Pesquisa efetivamente não. Mas melhoria de processos sim, como por exemplo, as Casas Olé ( NOME DA PATENTE) que são painés premoldados de blocos cerâmicos produzidos com argamassa, agilizando a execução de habitações principalmente populares. (Em anexo foto de casa olé levantada em um dia há mais de um ano.)

· Com a demanda por inovação na construção civil, os centros de pesquisa tendem a ser cada vez mais requisitados?

R: Sim, inclusive nosso faturamento de 2012, mesmo com 2 profissionais foi acima da meta esperada.

· O Brasil ainda tem poucos centros de pesquisa com áreas dedicadas à construção civil. Essa limitação para o desenvolvimento tecnológico prejudica o incremento de inovações ao setor?

R: Sim, por isso o Nutec busca credenciamento como Instituição Técnica Avaliadora- ITA das quais no Brasil existem apenas 6. (Até ano passado).

 

Arinne Oliveira
Assessoria de Comunicação e Marketing – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC
www.nutec.ce.gov.br
arinne.oliveira@nutec.ce.gov.br
(85) 3101.6925