Café tecnológico da RIC é realizado no NUTEC

19 de julho de 2012 - 14:38

Mais de 50 pessoas estiveram reunidas no auditório da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará- NUTEC para participar de uma manhã descontraída de aquisição de conhecimentos na área tecnológica.

O coordenador do Parque Tecnológico do NUTEC- PARTEC, Felipe Almeida, abriu o evento explicando as vantagens de se tornar uma empresa incubada no NUTEC, o que atraiu a atenção de vários inventores presentes. Em seguida, a vice-presidente da Rede de Incubadoras de Empresas do Ceara – RIC, Técia Carvalho, enfatizou o trabalho da Rede junto às empresas incubadas e o trabalho que as instituições que compõe a Rede vêm realizando para o incentivo ao empreendedorismo e surgimento de novas empresas de base tecnológica no estado do Ceará.

O diretor de Inovação Tecnológica do NUTEC, Ricardo Mendes, enfatizou a atuação do Núcleo de Inovação Tecnológica do NUTEC – NIT no que diz respeito a transformar os resultados de pesquisa do NUTEC em resultados práticos para a sociedade, através de da proteção de marcas, patentes e indicações geográficas. Com a presença de empresas incubadas de várias instituições, gestores de incubadoras de empresas, empresários, empreendedores e inventores, o debate gerou perguntas e elogios por parte do público em relação ao trabalho desenvolvido no NUTEC.

Foram distribuídas edições do livro: Prospecção, Proteção e Transferência de Tecnologia: um Manual de Propriedade Intelectual, por um de seus autores, Luiz Eduardo Tavares. O palestrante apresentou o trabalho do Núcleo de Inovação Tecnológica do Ceará – RedeNit –CE e falou acerca da aproximação das instituições de Ciência e Tecnologia junto ao setor produtivo para o estimulo à inovação na área, através dos resultados dos projetos de pesquisa que podem ser desenvolvidos, em conjunto, entre as instituições e parceiros privados.

Da empresa incubada no NUTEC, Sabor Tropical, o diretor Fernando Furlani explanou o negócio da empresa voltado a produtos de valor agregado originado do caju, tais como: sucos clarificados (cajuína) tradicional e orgânico; extrato concentrado de carotenóides (corante amarelo natural) e fibras vegetais. Para encerrar o evento, a diretora de Empreendedorismo e Negócios do NUTEC, Ana Luiza Maia, realizou a entrega do diploma de graduação da empresa.

Arinne Oliveira
Assessoria de Comunicação e Marketing – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC
www.nutec.ce.gov.br
arinne.oliveira@nutec.ce.gov.br
(85) 3101.6925