Após confirmação de contaminação do Rio Poti, Nutec aprova projeto para avaliar a extensão do impacto ambiental

26 de novembro de 2019 - 16:37 # # # # # #

 

O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) realizará um estudo mais amplo nas águas contaminadas do rio Poti. O objetivo é determinar a extensão do impacto ambiental ocorrido na região, onde se localiza o açude Flor do Campo, próximo à cidade de Quiterianópolis. O trabalho é uma solicitação das comissões de Meio Ambiente e de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, terá uma duração de cerca de seis meses e analisará as condições do solo, água, sedimentos e alimentos.

“Por solicitação dos presidentes das comissões de Meio Ambiente e de Direitos Humanos, o Nutec apresentou uma proposta para um estudo mais amplo com o intuito de entender a extensão e dinâmica desta contaminação”, explica o Gerente de Materiais do Nutec, Fernando Bacelar. “Em um primeiro momento, foi realizado um estudo inicial, com coleta de amostras em quatro pontos da área afetada. Os laudos comprovaram que há contaminação, principalmente por antimônio. Agora, com esse novo projeto, poderemos saber a dimensão do problema”, finaliza.

Após a aprovação do projeto apresentado pelo Nutec pelo presidente da Comissão do Meio Ambiente, Acrísio Sena, e de Direitos Humanos, Renato Roseno, o próximo passo é a autorização do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Sarto.

Saiba mais sobre o trabalho do Nutec em Quiterianópolis aqui