Dia Mundial da água: evento reuniu academia, setor público e iniciativa privada

24 de março de 2023 - 22:03 # # # #

workshop contou com palestras, mesa redonda e degustação de produtos.

Com a presença de acadêmicos e representantes de órgãos públicos e da iniciativa privada, o workshop: Dia Mundial da Água: monitoramento, análise e segurança proporcionou um dia de aprendizado e troca de experiências com foco na distribuição e no consumo de recursos hídricos. O evento aconteceu nesta sexta-feira, 24 de março, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

As atividades tiveram início com o discurso do anfitrião Carlos Prado, vice-presidente da FIEC, que destacou a importância das ações individuais e coletivas para a preservação da água. Carlos Prado deu boas-vindas aos presentes e mencionou a Conferencia Mundial da Água 2023 – evento proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, de 22 a 24 de março, que visou discutir a segurança hídrica. “Essa convergência demonstra a urgência de discutir a crise da água e de saneamento em todo o planeta”.

O representante do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), Francisco Magalhães, enfatizou que o núcleo vem cumprindo um papel importante nas ações em busca do controle de qualidade da água através de análises, consultorias especializadas e ensaios de acordo com parâmetros estabelecidos por órgãos regulamentadores. “Possuímos laboratórios certificados e corpo técnico especializado na área de qualidade ambiental. Toda essa tecnologia e expertise está a serviço de órgãos públicos e privados, e sobretudo da sociedade”. Magalhães finalizou com um agradecimento aos parceiros: FIEC, Sindiverde, Sindbebidas, Superzon e CSTA.

Em seguida, os presentes ouviram Mark Pereira, presidente do Sindiverde, que comemorou a união das instituições. Mark ressaltou ainda que o Sindiverde “apoia fortemente iniciativas que visam contribuir com a preservação dos recursos hídricos”.

A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sandra Monteiro, finalizou os pronunciamentos refletindo sobre a importância dos recursos hídricos. A secretária também apontou a necessidade de unir esforços para solucionar os desafios relacionados à distribuição e ao consumo da água, principalmente no setor industrial.

Programação

Ao todo, 5 palestras abordaram temas como monitoramento, fiscalização, dessalinização, inovação e tecnologia e Marco Legal do Saneamento. Confira:

– “Desafios no cumprimento do Marco legal do saneamento básico”, ministrada pelo Analista de Regulação da Agência Reguladora do Estado do Ceará (ARCE), Alceu de Castro Galvão.
– “Tecnologias aplicadas ao monitoramento da qualidade das águas”, apresentada pela Dra. Paula Luciana Sousa, coordenadora do Laboratório de Química Ambiental do Nutec.
– “Processos de fiscalização das águas minerais no Brasil”, oferecida pelo Chefe do Serviço de Outorga e Fiscalização da Agência Nacional de Mineração do Piauí, Djalma Mourão Albano.
– “Dessalinização da água do mar: o futuro chegou?” foi o tema da palestra ministrada pelo professor Dr. Fábio Perdigão Vasconcelos, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
– “Monitoramento e impactos das secas no Ceará”, do professor Dr. Francisco das Chagas Vasconcelos Junior, pesquisador da Fundação Cearense de Meteorologia e Chuvas Artificiais (Funceme).

O Evento contou ainda com mesa redonda intitulada “Todos em defesa da água”, com a participação do pesquisador Dr. Ari Clecius de Lima (Nutec); Cláudio Lopes Pinheiro (Superzon); Djalma Albano (ANM); Camilla Cassundé (CSTA) e da professora Dra. Larissa Morais Ribeiro, da Universidade Federal do Ceará (UFC). A mesa teve a mediação da pesquisadora Dra. Paula Luciana Sousa.

Degustação

Cafés especiais, sorvetes e açaí: o workshop Dia Mundial da Água: monitoramento, análise e segurança contou com diversos parceiros associados ao Sindcafé Ceará e Sindsorvetes que distribuíram seus produtos para os participantes.