Empossado, Magalhães projeta Nutec líder em C&T

6 de março de 2015 - 16:56

Empossado, Magalhães projeta Nutec líder em C&T

Em sua posse, o gestor disse que é preciso remodelar a instituição e destacou o papel dos colaboradores do órgão

Foi empossado na manhã desta quinta-feira (5) o novo presidente da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), Francisco das Chagas Magalhães. A solenidade contou com a presença do secretário de Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda; do secretário adjunto da Secitece, Francisco Carvalho; do ex-presidente do Nutec, Paulo Neiva; do diretor do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, José de Paula Barros Neto; do presidente do Instituto Centec, Francisco Férrer; do presidente da Embrapa, Lucas Leite e do diretor do Senai/CE, Paulo André Holanda, dentre outros.

Natural de Canindé, o economista Francisco das Chagas Magalhães disse ter consciência da complexidade e do desafio que é dirigir uma instituição como o Nutec e afirmou que a partir de agora esse será o seu projeto de vida: tornar o Nutec referência consolidando-o como o principal braço do governo na transferência de Ciência e Tecnologia.

Para isso, garante, é preciso repaginar e remodelar a organização. “Em um campo de atuação dinâmico, que se transforma continuamente, como é o da Ciência, Tecnologia e Inovação, precisamos ter uma organização viva, capaz de aportar e cumprir seu complexo papel no campo da inovação tecnológica. Queremos que o Nutec seja reconhecido como uma instituição pró-ativa e um provedor de conhecimento e de soluções para o governo, para as empresas e para a sociedade. Devemos estar na vanguarda, sempre um passo a frente no campo tecnológico”.

Magalhães reforçou ainda o papel fundamental dos funcionários e colaboradores do órgão. “Temos nas pessoas a principal fonte de conhecimento. Precisamos contar com a força de trabalho para repensar a missão, a identidade e a vocação do Nutec; buscar alianças estratégicas, atrair recursos nas diversas fontes de fomento e colocar o Nutec como uma prioridade na agenda da Secitece, como meio de fortalecer a instituição. Esses são condicionantes para o futuro da organização”, afirmou.

O secretário Inácio Arruda também enfatizou a valorização do quadro de pessoal como um dos grandes diferenciais do órgão. “A equipe de colaboradores do Nutec é a verdadeira prata da casa, gente que conhece, que save a realidade. Muitos aqui dedicaram anos da sua vida, são pesquisadores, mestres, doutores e técnicos capacitados, que poderiam ter ido para a iniciativa privada, mas que ficaram aqui. Vamos renovar os ânimos, sem receios, sem temor, temos que estar engajados com todos os setores. Vamos abrir os caminhos. Tenho a convicção de que temos gente preparada para transformar o nosso sonho em realidade”, afirmou.

Economista formado pela UFC, Francisco das Chagas Magalhães começou sua vida profissional na Cepa-Seplan em 1982. Em 1985, ingressou no Nutec. Foi diretor regional do Senai desde 1995 onde permaneceu até 2012. Paralelamente, foi superintendente regional do Sesi, de 2000 a 2014. com pós graduação na Universidade de Brasília na área da Gestão da Inovação.

O novo gestor retorna à instituição trazendo ao Nutec sua experiência de 20 anos no setor privado. Possui formação de Executivos pela Fundação Dom Cabral e de Gestores Político-Empresariais pela UFC. Cursou Liderança Estratégica Orientada para Resultados pela Wharton – University of Pensilvânia; Planejamento e Gestão pela USP; Elaboração e Negociação de Projetos pelo Cendec e Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais, pelo European Institute of Business Administration.

Participou de missões internacionais na Alemanha, França, Itália, Portugal, Inglaterra, Israel, Espanha para benchmarking nas áreas de educação profissional, inovação e transferência de tecnologia. Foi Presidente do Conselho Estadual do Trabalho de 2005 a 2007. Integrou vários Conselhos com destaque para os conselhos do IFCE, Centec, IEL, Segurança Alimentar e Nutricional, Cultura e Juventude e Desporto.

Foi condecorado com diversas comendas por suas ações voltadas para o mundo do trabalho, da educação, tecnologia e qualidade de vida. Apresentou em Barcelona (Espanha), o Projeto Integração Social de Crianças e Adolescentes, no Festival Mundial da Juventude. Recebeu o título de Embaixador da Juventude, através do Programa Consórcio Social da Juventude-Ministério do Trabalho e Emprego.

Arinne Oliveira
85 3101.6925