Estudantes de Tecnologia em Biocombustíveis escolhem Nutec

27 de janeiro de 2014 - 17:10

 

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará- Nutec abriu suas portas para dois esforçados alunos do Curso de Tecnologia em Biocombustíveis do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Mato Grosso da cidade de Cáceres.

O estágio voluntário- necessário para a conclusão do curso – está sendo efetuado pelos estudantes Fábio Gonçalves e Eduardo Dias no Laboratório de Referência em Biocombustíveis- Professor Expedito Parente. Segundo eles, o Nutec foi escolhido, apesar da distância entre os dois Estados, devido ao reconhecimento de seus professores pela Fundação que abriga o laboratório onde começaram os estudos do país nesta área. Aprender no laboratório do “Pai do Biocombustível” foi o que incentivou os rapazes a despender dinheiro e tempo necessários para a viagem e permanência no Ceará.

Segundo Fábio, além da alta demanda de estagiários em busca dos laboratórios e das usinas, em Cuiabá os locais procurados não se mostraram solícitos em ensinar os estudantes: “Aqui no Nutec fomos bem acolhidos e ainda nos disponibilizaram os equipamentos para concluirmos nossas monografias.”

Já Eduardo comentou a importância do aprendizado em lidar com as adversidades que acontecem no processo de produção de biodiesel, controlando a situação. “ Além de aprender etapas diferentes daquelas que presenciamos em sala, pudemos conhecer os bio lubrificantes, porque lá, não vamos além do biodiesel.”

Os alunos ressaltaram ainda a importância da mini usina do Nutec em termos de aprendizagem acadêmica “ Se as universidades e institutos investissem em mini usinas de bancadas, não seria necessário empregar milhares em investimento com grandes usinas que requerem enormes quantidades de matéria-prima para produção de biodiesel e acabam se transformando em elefantes brancos nas universidades”.

Arinne Oliveira
Assessoria de Comunicação e Marketing – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC
www.nutec.ce.gov.br
arinne.oliveira@nutec.ce.gov.br
(85) 3101.6925