Francisco Magalhães participa do lançamento da segunda etapa do Programa C-Jovem
23 de junho de 2023 - 17:59 #C-jovem #mcti #TIC
A iniciativa do Governo do Ceará visa capacitar jovens para atuar no mercado de novas tecnologias
O presidente do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), Francisco Magalhães, esteve ao lado do governador do Ceará, Elmano de Freitas, da ministra e do secretário do ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos e Inácio Arruda, da secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro e de representantes de instituições de ensino na manhã desta sexta-feira, 23, no lançamento da segunda fase do Programa C-Jovem .
A iniciativa tem como foco preparar profissionais nas áreas de Tecnologia de Informação e Comunicação para atuar no desenvolvimento de soluções para a indústria e para a transformação digital no Brasil.
Nesta segunda etapa, serão 8.400 novas vagas, com investimento de R$ 34 milhões. Os recursos são do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e captados pela Lei de Informática, por meio do programa Residência em TIC.
“Nós vamos permitir que os jovens possam estar preparados para o mercado de trabalho em uma área de melhores salários, maiores oportunidades. Favorece a juventude ter mais empregabilidade”, afirmou o governador Elmano de Freitas.
Na oportunidade, A ministra Luciana Santos destacou o apoio de mais de 7 milhões em projetos para o Nutec via MCTI. Para Magalhães, a integração entre entidades federais, estaduais e municipais das áreas de Educação e de Ciência e Tecnologia representam uma grande oportunidade para o Ceará.
“O investimento em ciência e tecnologia é um encontro marcado com o futuro, condição para atender as demandas da sociedade, gerar riqueza e qualidade de vida. O Nutec se insere neste contexto com estrutura tecnológica, expertise e com profissionais capacitados”, afirma Magalhães..
Sobre o C-Jovem
Criado em 2022, o Programa C-Jovem já capacitou mais de 11 mil jovens de 174 Escolas Estaduais de Educação Profissional e de Tempo Integral, em 73 municípios cearenses. A meta é chegar a 100 mil jovens em cinco anos. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos jovens e suas famílias, levar desenvolvimento econômico e social para todas as regiões do Ceará.
O programa explora as habilidades de formação em TIC, Empreendedorismo e Inovação, Raciocínio Lógico, Comunicação e Relacionamento Interpessoal, e Inglês para Profissional de TIC. Os alunos podem escolher entre sete trilhas de tecnologia, de acordo com a área de interesse: desenvolvimento iOS, desenvolvimento Android, Nuvem, Java, Infraestrutura 5G, Inteligência Artificial e FullStack, este último ofertado pela Uece em parceria direta com o Instituto Atlântico.