Histórico

24 de agosto de 2011 - 11:35

Em meados de 1977, a então Secretaria de Indústria e Comércio do Governo do Estado realizou uma pesquisa para diagnosticar as necessidades tecnológicas industriais do Ceará nas áreas de: manutenção; controle de qualidade; treinamento de pessoal; transferência de tecnologia; pesquisa aplicada e consultoria. A partir desses estudos, foi enviado um Plano diretor ao Governador do Estado do Ceará, justificando a necessidade da criação do Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará e definindo os programas prioritários:

 • Programa de Assistência Técnica às Indústrias;
 • Programa de Treinamento;
 • Programa de Ensaios Tecnológicos;
 • Programa de Pesquisas e Projetos.


Assim, a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial – Nutec, foi instituída no dia 12 de dezembro de 1978, através do Decreto nº 13.017, pelo Governador do Estado do Ceará da época, Dr. Waldemar Alcântara.

A partir de 1º de fevereiro de 1979, O Nutec começou suas atividades em um prédio situado na Rua Monsenhor Otávio de Castro nº 21, Bairro de Fátima, em Fortaleza – Ceará. Visando a praticidade, ainda no mesmo ano, o NUTEC firmou uma parceria interinstitucional com a Universidade Federal do Ceará, economia que permitiu à Fundação a aquisição de novos equipamentos para os laboratórios conveniados.

Com a demanda dos serviços crescendo, o Nutec funcionava num complexo de cinco prédios localizados no Bairro de Fátima em Fortaleza. Além deles, existiam ainda, as Unidades Tecnológicas do Interior, com sede nos municípios de Limoeiro do Norte, Quixadá, Sobral, Tianguá e Juazeiro do Norte. Com o objetivo de unificar, em um único aglomerado, toda sua estrutura organizacional, foi celebrado outro Convênio com a Universidade Federal do Ceará – UFC, no qual foi cedido, ao Nutec, um terreno dentro do Campus Universitário do Pici, para construção de suas instalações.

Através do Decreto nº 28.306, de 30 de junho de 2006, publicado no Diário Oficial, a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial – Nutec – foi qualificada como Agência Executiva, não perdendo suas condições de Fundação Pública, tendo como principais objetivos promover, coordenar e realizar estudos, pesquisas científicas e tecnológicas, prestando serviços de assistência e aplicação ao sistema produtivo, ao Governo do Estado, bem como a outras instituições públicas federais e municipais.

Hoje, o Nutec é vinculado a Secretaria da Ciência e Tecnologia – Secitece, a quem compete planejar, coordenar, fiscalizar e supervisionar as atividades pertinentes ao ensino superior, à pesquisa cientifica e ao desenvolvimento tecnológico no âmbito do Estado, bem como formular, em acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CEDCT.

 


Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta de 8h às 17h


Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial Do Ceará | Nutec
CNPJ: 09.419789/0001-94 | Insc. Estadual: 06932816-1 | www.nutec.ce.gov.br | cac@nutec.ce.gov.br 
Rua Professor Rômulo Proença, s/n – Campus do Pici – Fortaleza-CE – CEP: 60440-552
Núcleo de Atendimento ao Cliente | Fone: +55 85 3101.2446/2447 | Fax: +55 85 3101.2436
Ouvidoria: Fone: +55 85 3101.2896 | ouvidoria@nutec.ce.gov.br