Solenidade marca posse do presidente do Nutec

25 de maio de 2023 - 11:03 # #

Francisco Magalhães assume pela 3ª vez o comando da instituição

Foto: Chico Gomes (Secitece)

Na tarde da última quarta-feira, 24 de maio, o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) recebeu a titular da secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sandra Monteiro, para a cerimônia de posse do presidente Francisco das Chagas Magalhães.

Também estiveram presentes, o superintendente do SESI-CE e diretor regional do SENAI-CE, Paulo André de Castro Holanda; o diretor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Dr. Odorico Monteiro; o Dr. Gustavo Adolfo Saavedra, chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Emprapa); o vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Dácio Ítalo Alves Teixeira; o pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Rodrigo Porto; o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Raimundo Costa e o diretor do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Silas Alencar.

“Muitos dos profissionais do Nutec serviram de base para a criação da Secitece. É missão da instituição receber e acolher estudantes e pesquisadores, e vamos trabalhar juntos para a ampla divulgação dessas atividades. O momento é favorável para a reconstrução dos laços que compõe a Ciência e a Inovação no Ceará”, disse Sandra Monteiro.

Legado

Magalhães, em seu discurso, citou a importância do Nutec no combate à fome, na luta por segurança alimentar, e nas ações em prol da sustentabilidade, destacando os estudos sobre a Síndrome da Haff, a conquista do Selo Bandeira Azul pela praia do Cumbuco e a participação no Nutec no Programa Mais Nutrição, do Governo do Estado.

A Primeira Indicação Geográfica (IG) do Ceará também foi tema da fala do presidente. Magalhães fez um retrospecto das atividades do Nutec no projeto desde a solicitação da IG junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) até a etapa atual, que envolve a consolidação da certificação junto aos produtores de redes de Jaguaruana.

O presidente do Nutec finalizou sua fala parafraseando o cantor, compositor e escritor Chico Buarque: “Quem espera nunca alcança. A gente vai lá e vai fazer, pode confiar”

Trajetória

Francisco das Chagas Magalhães começou sua vida profissional na Cepa-Seplan em 1982. Em 1985, ingressou no Nutec. Foi diretor regional do Senai desde 1995 onde permaneceu até 2012. Paralelamente, foi superintendente regional do Sesi, de 2000 a 2014.

É economista formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui formação de Executivos pela Fundação Dom Cabral e de Gestores Político-Empresariais pela UFC. Cursou Liderança Estratégica Orientada para Resultados pela Wharton – University of Pensilvânia; Planejamento e Gestão pela USP; Elaboração e Negociação de Projetos pelo Cendec e Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais, pelo European Institute of Business Administration.

Participou de missões internacionais na Alemanha, França, Itália, Portugal, Inglaterra, Israel, Espanha para benchmarking nas áreas de educação profissional, inovação e transferência de tecnologia. Foi Presidente do Conselho Estadual do Trabalho de 2005 a 2007. Integrou vários Conselhos com destaque para os conselhos do IFCE, Centec, IEL, Segurança Alimentar e Nutricional, Cultura e Juventude e Desporto.

Foi condecorado com diversas comendas por suas ações voltadas para o mundo do trabalho, da educação, tecnologia e qualidade de vida. Apresentou em Barcelona (Espanha), o Projeto Integração Social de Crianças e Adolescentes, no Festival Mundial da Juventude. Recebeu o título de Embaixador da Juventude, através do Programa Consórcio Social da Juventude-Ministério do Trabalho e Emprego. Desde 2015, lidera o Nutec.