I Seminário de Integração UFC/Nutec

29 de junho de 2015 - 18:51

I Seminário de Integração UFC/ Nutec

 

O seminário reuniu diretores de Centros da UFC, pró-reitoria de extensão, diretoria e técnicos do Nutec, a fim de construir parcerias com ganhos recíprocos.

 

Na manhã de hoje (26), no auditório Telmo Bessa, presidente, diretores e gerentes a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) reuniram-se com a Pro-Reitoria de Extensão e diretoria do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), diretoria do Centro de Ciências, professores de diversas áreas, alunos e representante da Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior, a qual o Nutec é vinculado.

 

O presidente do Nutec, Francisco das Chagas Magalhães abriu o evento recordando o propósito inicial desde sua posse: “Desde que assumimos o Nutec, a nossa intenção era de resgatar essa integração com a universidade. Pretendemos fortalecer parcerias, unir departamentos e aproveitar as oportunidades ”. Magalhães rememorou que através da liderança de várias gestões passadas, o Nutec esteve entranhado no DNA da UFC.

 

O professor Carlos Almir Holanda, coordenador de extensão do Campus do Pici, explicou que a universidade não tem a função social referente ao Governo, mas sim o papel de educar. Em relação a parceria entre instituições, declarou-se torcedor da relação: “ Espero que sejamos renovadores de ideias e que apesar de sermos emperrados pela burocracia, temos que ter coragem e argumentos para seguir”. Para Holanda, há uma confusão na definição prática de extensão que para ele se traduz como “ensino e pesquisa quando atendem uma demanda da sociedade”.

 

Ricardo Mendes, diretor administrativo/financeiro do Nutec e o professor Francisco Belmino Romero da UFC, lembraram da importância da proximidade física das instituições: “O Nutec foi colocado aqui (Campus do Pici) para fazer a ponte entre universidade e setor produtivo. A UFC dá aula e faz extensão. O Nutec somente a extensão.”explicou Ricardo. “ Gostaria que a aproximação física fosse uma aproximação real, com a contribuição do Nutec na capacitação de recursos humanos”, completou Belmino.

 

Márcia Machado, pró-reitora de extensão da UFC, mostrou a importância de a universidade focar nas prioridades do Governo. “O professor deve focar no que o estado que de nós”. Márcia propôs ao Nutec identificar as formas que a universidade pode contribuir com essa integração.

 

José Neiva, diretor de Empreendedorismo e Negócios do Nutec, apresentou as áreas de atuação da instituição, principais projetos em andamento e possibilidades de parcerias em diversas áreas. Neiva comentou, ainda, a receptividade do Nutec em abrigar alunos de mestrado e doutorado da UFC em suas pesquisas.

 

José Barros Neto, diretor do Centro de Tecnologia da UFC, deu exemplos de várias empresas no Brasil e no mundo que cresceram com o apoio de universidades. Lembrou que apesar da comunicação difícil entre universidades e setor privado, além do desestímulo aos professores devido o sistema atual de ensino, o maior problema, segundo ele, seria a falta de discussão do Sistema de Ciência e Tecnologia dentro das universidades do país. Sugeriu uma forma de contribuição através do auxílio de professores especialistas aos projetos citados pelo Nutec : “Precisamos procurar pessoas para envolvê-las de forma muito específica. Se os professores precisarem da nossa ajuda, abriremos portas ”

 

O próximo encontro será no próximo de 15 de julho, no qual Nutec apresentará à UFC um Plano de Ação para concretizar as ideias, assim como uma listagem das áreas prioritárias que ajudará no intuito da universidade de engajar os professores nos projetos.

 

 

______________________________________

Arinne Oliveira
85 3101.6925
arinne.mauricio@gmail.com

Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec
www.nutec.ce.gov.br