Incubada do Nutec apresenta novo protótipo de máquina Biopeixe

8 de setembro de 2014 - 14:01

Incubada do Nutec apresenta novo protótipo de máquina Biopeixe

 

 

Parceiros e interessados na continuidade do projeto Biopeixe do Nutec se reuniram na última quarta-feira (3), com empresa a EKIPAR, incubada do Nutec.

Representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura, da Petrobras Biocombustíveis no Ceará, da Secretaria da Pesca do Estado e de municípios, associações e cooperativas de produtores de peixe e empresários do setor de produção de óleo de peixe estiveram reunidos do auditório da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec para discutir com presidente, diretores, responsáveis por laboratórios e empresa incubada no Nutec estratégias e diretrizes para o próximo passo do Projeto Biopeixe. Agora a pretensão é a montagem de duas unidades produtivas para extração de óleo: uma no Açude Castanhão (Nova Jaguaribara) e outra no município de Orós.

A reunião iniciou com uma visita à máquina protótipo, onde foram colocadas vísceras de peixe e verificado o processo de extração do óleo. Seguindo para o auditório, os visitantes assistiram palestras que tinha como objetivo principal reunir os parceiros na busca da efetivação do projeto.

O responsável pelo Laboratório de Biocombustíveis do Nutec fez explanaçao desde o início do projeto, os avanços e dificuldades. Foram mostradas fotos do equipamento processando-se vísceras selecionadas e não selecionadas e a exposição foi concluída com os bons resultados que poderiam ser obtidos com vísceras “semi-selecionadas” (retiradas as escamas e outras partes nocivas do peixe). Na sequencia, o representante do laboratório Centauro de Automação e Robótica (UFC/ Nutec) apresentou projetos escritos na área buscando avanço do projeto.

Da Empresa EKIPAR, o responsável pelo equipamento forneceu os detalhes técnicos da máquina protótipo e o designer de um novo protótipo, mais simples e mais barato. Foram tiradas dúvidas em relação ao teor de umidade e acidez e apresentado os benefícios da nova máquina em relação aos meios artesanais de extração de óleo hoje praticados em algumas regiões que utilizam aquecimento através de lenha provindas, muitas vezes, do desmatamento. Foi ressaltada a importância de um projeto efetivamente sustentável.

Representante da Petrobrás Biocombustíveis explicou o interesse da empresa na efetivação do projeto e ressaltou que comprará o óleo das cooperativas uma vez que as unidades estejam instaladas.

Representante da Secretaria da Pesca do Estado explicou que pretende levar a máquina para a comunidade do Curupati, que há 6 anos está ajudando as pesquisas, fornecendo ajuda e vísceras, considerando que também existem dificuldades atuais de infraestrutura como rede elétrica trifásica.Assim, empresários do setor ofereceram espaços para testes e pesquisas e mostraram interesse na aquisição imediata do equipamento novo e na vontade de trabalhar com a prestação de serviço para o setor, comprando e fornecendo equipamentos para a extração de óleo para as comunidades.

A Associação Comunitária de Jurema, falou do interesse imediato da compra do equipamento pela comunidade através de finaciamento bancário. O Secretário da Pesca de Orós mostrou a contribuição do município em logística local e que a prefeitura de Orós poderá contribuir financeiramente com o projeto.

 

Arinne Oliveira
Assessoria de Comunicação e Marketing – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC
www.nutec.ce.gov.br
arinne.mauricio@gmail.com
(85) 3101.6925