INMETRO realiza auditoria no NUTEC

26 de setembro de 2012 - 00:39

Após três dias de auditoria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO no Laboratório Inspeção e Segurança Veicular – LISV, a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC continuará a emitir o Certificado de Segurança Veicular– CSV.

A auditoria foi concluída, deixando pequenas recomendações a serem seguidas para um melhor funcionamento. Hoje, o laboratório já está apto a fazer inspeções mecânicas em carros, ônibus, vans, e motos. As perícias e inspeções veiculares poderão ser realizadas por clientes particulares, frentistas, seguradoras, perícias e revendas de carros.

Quando fazer uma Inspeção Veicular?

A inspeção diagnostica as condições de trafegabilidade dos veículos, suas características e se apresentam algum tipo de adulteração.A Inspeção Veicular – que dá direito ao Certificado de Segurança Veicular – faz-se necessária, segundo o Código de Trânsito Brasileiro- CTB, “no caso de fabricação artesanal, de modificação de veículo ou, ainda, quando ocorrer substituição de equipamento de segurança especificado pelo fabricante”, por exemplo: para veículos movidos a gás natural veicular, caminhões que fazem a mudança na carroceria ou recuperados de acidentes. Além disso, a realização da inspeção oferece mais segurança, tanto para quem compra – porque o certificado pode atestar que o veículo não sofreu nenhuma alteração – quanto para quem vende – pois a procedência do veículo é comprovada.

Foi ressaltada ainda a responsabilidade da Inspeção Veicular, considerada área crítica de trabalho devido ao número de acidentes e mortes no trânsito que podem ser atribuídas erroneamente à bebida, quando pode se tratar de falta de inspeção nos carros que não estão aptos a transitar em vias públicas.

Como é realizada a Inspeção Veicular?

A inspeção é realizada em três etapas: A análise de emissões verifica a quantidade de gases e os índices de fumaça emitidos assim como o decibelímetro mede se o nível de ruídos está de acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. A análise visual é promovida para certificar o sistema de iluminação e sinalização, dentre outros. Para garantir a segurança do veículo são avaliados o alinhamento das rodas, que evita o desgaste dos pneus; o sistema de suspensão, que promove o equilíbrio do veículo; e, finalmente, na pista específica para testes poderá ser realizada a análise do sistema de frenagem de carros e motos.

Oferecendo maior segurança aos proprietários e compradores de veículos, impossibilitando o risco de fraudes, o Laboratório de Inspeção Veicular do NUTEC é capaz de enviar os resultados em tempo real ao Departamento Nacional de Transito- DENATRAN, através de uma unidade de gestão de certificados que possui um sistema de captura de imagem do serviço com câmeras que controlam os veículos inspecionados em um banco de dados, gerando maior confiabilidade até para quem pretende vender o veículo, pois a procedência pode ser comprovada.

Como e onde obter o CSV?

As Inspeções Técnicas Veiculares estão de acordo com as normas da ABNT 14040 e a equipe do LISV foi treinada no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- SENAI de São Paulo de acordo com as Normas de Trânsito Brasileira. Os preços das inspeções variam de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 200,00 (duzentos reais) dependendo do porte do veículo.

Os serviços de inspeção, avaliação, laudos, diagnósticos e pareceres, envolvendo veículos automotivos e equipamentos complementares podem ser agendadas na Rua Professor Rômulo Proença s/n- Campus do Pici ou na Central de Atendimento do NUTEC no número (85)31012446.

Arinne Oliveira
Assessoria de Comunicação e Marketing – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC
www.nutec.ce.gov.br
arinne.oliveira@nutec.ce.gov.br
(85) 3101.6925