Nova rota marítima facilitará exportações do Ceará

18 de março de 2014 - 14:36

 

Na última segunda-feira (17), extensionistas do Projeto de Extensão Industrial Exportadora- Peiex assistiram à palestra acerca da Nova Rota Marítima Fortaleza- Cabo Verde, no auditório do Nutec.

 

Mesma língua, clima semelhante e vínculo cultural são fortes oportunidades no quesito exportação entre a cidade de Fortaleza, Ceará e Cabo Verde, na África. Até hoje, apesar da proximidade geográfica, não existia uma linha marítima que ligasse as duas cidades diretamente. Segundo Roberto Marinho, da Comissão de Comércio Exterior do Ceará, hoje é necessário que a carga embarcada no Estado dirija-se primeiramente ao Porto de Santos no Estado de São Paulo, na qual, devido ao grande trafego, a espera pela partida para o outro continente pode durar até 45 dias, comprometendo os alimentos perecíveis e o fôlego financeiro dos comerciantes africanos.

 

A proposta estudada pela Trade Brasil Mix há vários anos, em parceria com vários órgãos públicos, como o Sebrae, e empresas privadas, viabilizaram a nova rota que será realizada mensalmente a partir do próximo mês.

 

Roberto Marinho na palestra comenta que apesar da pobreza do continente, oportunidades surgem para aqueles que desejam exportar, pois a ausência de indústrias próprias devido a guerras civis recém terminadas fizeram com que a informalidade imperasse no continente africano, criando cidades que vivem praticamente do comércio e do turismo: “ O Continente Afrricano é muito parecido com o nosso interior, o comércio de rua, vende-se de tudo: do frango ao chinelo, por vezes num mesmo cesto, mas eles não produzem: tudo é importado, tudo que chega com preço, eles recebem e revendem.” explicou o palestrante.

 

Ainda segundo Roberto Marinho, existe uma empatia especial pelo Brasil e por países que não participaram do processo de colonização, facilitando os laços comerciais. As regras fiscais para entrada e saída de mercadoria do país é outro fator alentador para a indústria cearense.

 

O Peiex disponibiliza aos industriais cearenses interessados mais informações acerca da Nova Rota Marítima Fortaleza- Cabo Verde. Industriais residentes na Região Metropolitana de Fortaleza interessados em ajuda gratuita para exportar devem inscrever-se no Peiex através do número 85- 3101.2898.

 

Arinne Oliveira
Assessoria de Comunicação e Marketing – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC
www.nutec.ce.gov.br
arinne.oliveira@nutec.ce.gov.br
(85) 3101.6925