NUTEC apresenta Máquina Pioneira no País

21 de novembro de 2012 - 14:32

Em solenidade na última segunda-feira (19), a Máquina Biopeixe atraiu curiosos ao NUTEC.

Depois de um ano e meio de desenvolvimento na Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará- NUTEC, a Máquina Biopeixe está pronta para começar a operar. As vísceras dos peixes são refinadas e o óleo extraído servirá de matéria-prima para a produção de biodiesel. Em escala, o equipamento será capaz de resolver uma demanda antiga dos produtores de pescado: a dificuldade de dar uma destinação ambientalmente adequada aos resíduos da atividade. O projeto é uma parceria com a empresa incubada no Parque Tecnológico do NUTEC: EKIPAR Engenharia de Processos Químicos e com o Centro de Automação e Robótica- CENTAURO.

O presidente da Associação Cearense de Aquicultores, Camilo Diógenes, falou como o equipamento poderá ajudar no crescimento da atividade: “O Ceará tem capacidade de produzir 240 mil toneladas de peixe em gaiolas, hoje, está produzindo na faixa de 30 mil/ mês (tilápia). Com a máquina, que vai resolver parte do problema, com certeza, a gente facilita que a atividade seja vista com melhores olhos, em relação ao meio ambiente”

Lindberg Gonçalves, presidente do Nutec comentou acerca da necessidade de políticas públicas para a organização do setor e explicou que além da demanda de criação em gaiolas, a máquina vai atender a outros fins: “A indústria de processamento de peixe do mar,já proporciona um fim adequado às vísceras porém, poderá dar um fim mais nobre destinando os resíduos para a produção de biocombustível, ração animal e adubo.

Atualmente cerca de 3 mil toneladas de vísceras de tilápia são produzidas em gaiolas por mês no Ceará. Como o aproveitamento da máquina é de 50 a 70% desses resíduos, a produção de óleo no estado poderia ser de 1.500.000 de litros. O equipamento tem capacidade atual de produzir 250 litros de óleo por dia, considerando 10 horas de trabalho. O coordenador do projeto, Dr Tarcísio Costa, explicou que com a automação e a escala a intenção é dobrar essa produção, reduzindo o tempo no processo.

A Secretaria de Pesca e aquicultura encaminhará ao Ministério da Pesca os resultados obtidos com o equipamento para que ele seja adotado no país: “A partir do momento que a gente comprove o êxito do funcionamento dessa máquina, nós temos condições de fazer uma parceria com o Banco do Nordeste, com o Ministério da Pesca Aquicultura, e instalar várias dessas máquinas aonde tenha mair necessidade e a gente coloca para funcionar em sistema de parceria.” garantiu o Secretario da Pesca e Aquicultura do Estado, Ricardo Campos.

Silvano Cavalcante, gerente de Suprimentos da Petrobras no Nordeste, disse que na próxima semana a máquina será instalada na unidade da Petrobras em Pentecoste (103 km de Fortaleza) para testes de campo em escala real. “Após os testes, a Petrobras pretende formular um contrato para aquisição de todo o óleo de peixe produzido no Ceará”, afirma. O óleo beneficiado será encaminhado à usina de beneficiamento da Petrobras em Quixadá.

O desenvolvimento da tecnologia custou R$ 226 mil reais, financiados pelo Banco do Nordeste do Brasil e Governo do Estado. O valor de venda unitário do equipamento dependerá da economia de escala com a produção.

Arinne Oliveira
Assessoria de Comunicação e Marketing – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC
www.nutec.ce.gov.br
arinne.oliveira@nutec.ce.gov.br
(85) 3101.6925