NUTEC desenvolve equipamento pioneiro no Brasil

28 de junho de 2012 - 11:05

Na tarde desta quarta-feira (27), representantes da Petrobras Biocombustíveis, Departamento Nacional de Obras contra a Seca-DNOCS, Serviço de Apoio às Micro Pequenas e Médias Empresas -SEBRAE e Secretaria da Pesca e Aquicultura estiveram presentes na sala de reunião do laboratório de Biocombustíveis da Fundação Núcleo de Tecnologia do Ceará, vinculada à secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior- SECITECE. Os interessados assistiram à apresentação da Segunda Etapa do Projeto Biopeixe, que consiste na parte experimental do equipamento desenvolvido e patenteado.

O equipamento do NUTEC é uma pesquisa inovadora desenvolvida pela empresa incubada no Parque Tecnológico do NUTEC – NUTEC PARTEC, Engenharia de Processos Químicos LTDA. – EKIPAR, em parceria com o Laboratório de Referência em Biocombustíveis – LARBIO do NUTEC e o Centro de Referência em Automação e Robótica do NUTEC – CENTAURO. A função de extrair o óleo das vísceras dos peixes, comumente descartadas no meio ambiente, deixando o solo infértil. O diferencial inovador da máquina está relacionado ao pequeno porte e, consequentemente, ao menor custo pois a maioria dos equipamentos disponíveis no mercado exigem grandes quantidades de matéria prima para tornar o funcionamento viável financeiramente. O equipamento do NUTEC, por sua vez, facilitará a inclusão social das pequenas comunidades aquícolas, através do descarte politicamente correto das vísceras dos peixes, promovendo a sustentabilidade.

O óleo extraído serve de matéria prima para a produção de Biodiesel. O representante da Petrobras Biocombustíveis, Pedro Ribeiro Lima Filho, tem interesse em garantir seu suprimento: “ O óleo produzido pela máquina servirá para a usina de Biodiesel de Quixadá (CE), via inclusão social”. O representante do Sebrae, por sua vez, tem interesse na parte de gestão: “Nós já trabalhamos com esse público e poderemos dar também assessoria gerencial”, explica Welington Ribeiro.

Do DNOCS, Pedro Eymord Campos, enfatiza o pioneirismo do departamento em todas as áreas que ajudem os pequenos produtores: “ Neste momento de preocupação quanto ao descarte correto das vísceras também queremos participar ativamente”. Já Osvaldo Segundo Filho, da Secretaria da Pesca e Aquicultura explica que o foco deles é a geração de empregos: “O interessante do projeto é que poderemos desenvolver emprego e renda de maneira sustentável respeitando as exigências socioambientais.”

Arinne Oliveira
Assessoria de Comunicação e Marketing – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC
www.nutec.ce.gov.br
arinne.oliveira@nutec.ce.gov.br
(85) 3101.6925