Nutec e SDA discutem controle de qualidade da água.

13 de julho de 2015 - 17:46

Nutec e SDA discutem controle de qualidade da água.

 

No último dia 9, as instituições iniciaram parceria para controlar a qualidade da água distribuída nas regiões mais carentes do Estado.

 

 

Não ter água encanada faz parte de grande parte da realidade da população do Ceará. As cisternas são uma alternativa para receber e conservar as águas pluviais na ausência de recursos -financeiros e naturais- para se dispor de poços. A situação se agrava em épocas de seca, em que as chuvas cessam e os carros-pipa, que trazem a solução paliativa para reconfortar a carência, podem transportar agua imprópria para o consumo humano, podendo causar doenças para a população.

 

Pensando nisso, o presidente da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), vinculada à Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior (Secitece), se reuniu na tarde da última quinta-feira (9) com o Secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Dedé Teixeira, para discutir a possibilidade de avaliar a qualidade das cisternas cearenses: “ São cerca de 200 mil cisternas no Ceará, poderíamos montar um projeto piloto com recurso do Projeto São José, de responsabilidade da Secretaria dos Recursos Hídricos”, completa o secretário.

 

Segundo relatório da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) de 2013, 152 municípios utilizavam carros-pipa no Ceará, mas, deste total, apenas 28 usavam veículos cadastrados no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), programa que monitora a qualidade da água para uso humano. Como os caminhões fazem uso de bomba de sucção nos mananciais, sedimento e impurezas vão para dentro do tanque. Assim, a água que é distribuída às comunidades, sem passar por nenhum processo de filtragem, pode se revelar imprópria para beber.

 

A portaria de Nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, registra que toda água destinada ao consumo humano, distribuída coletivamente por meio de sistema e solução alternativa de abastecimento de água, deve ser objeto de controle e vigilância da qualidade da água. A vigilância é realizada regularmente pela Secretaria de Saúde do Estado em conjunto com os municípios. Já o controle, que na portaria fica sob responsabilidade dos sistemas ou soluções alternativas coletivas de abastecimento de água, precisa ser melhor monitorado, na opinião do Presidente do Nutec, Francisco das Chagas Magalhães.“O Nutec é capaz de controlar a qualidade da água, através de seus vários laboratórios que realizam análises microbiológica (avalia bactérias existentes na água) e físico-química (verifica se a água é própria para consumo)” indica Magalhães.

 

Os gestores se articularão nos próximos dias no intuito de integrar outras secretarias estaduais interessadas no tema, a fim de viabilizar a implantação do projeto e avaliar as possibilidades de efetivar o controle da qualidade da água no Estado.

 

 

______________________________________

Arinne Oliveira
85 3101.6925
arinne.mauricio@gmail.com

Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec
www.nutec.ce.gov.br