Nutec faz analises de água no Ação Global

8 de maio de 2012 - 14:51

Durante todo o último sábado (5), os técnicos da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (NUTEC), instituição veiculada a Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), receberam pessoas que trouxeram amostras de água para serem analisadas no estande do projeto Ação Global, no qual o Nutec era parceiro. Fortaleza abrigou o evento no SESI da Barra do Ceará, com mais de 65 serviços gratuitos ofertados para a população. A 19ª edição do Ação Global aconteceu em capitais de todo o Brasil.

Para o sucesso do evento, 980 voluntários deixaram o sábado de lazer para prestar os diversos atendimentos à população. Os colaboradores do NUTEC fizeram análises qualitativas a fim de detectar impurezas na água de consumo humano. O visitante do projeto podia levar uma amostra de água da sua casa para saber se ela está apta a ser consumida. Em apenas 10 minutos já se sabia se a água dava indícios de contaminação.

Ronaldo Antônio da Silva levou sua amostra e ficou mais tranquilo em relação a água que consome depois de receber o resultado da análise. Mesmo assim, os técnicos do NUTEC explicaram, através de folhetos, a forma mais apropriada para a limpeza de caixas d’água, cisternas e poços, além do tratamento da água através da fervura e água sanitária.

Sobre o Ação Global

Este ano, para coroar o encontro, estiveram presentes os atores globais Alexandre Borges, padrinho do projeto, Ricardo Pereira e Fernanda Souza. Outra atração que se tornou tradição no Ceará foi o casamento coletivo, que nesta edição realizou o sonho de 75 casais, a maioria deles já vivendo juntos, mas que não tinham a chance de oficializar a união conjugal.

Segundo o coordenador da Ação Global no Serviço Social da Indústria (SESI/CE), Paulo de Tarso Meyer, a cada ano o evento é capaz de proporcionar não apenas os atendimentos a quem necessita, mas, principalmente, emoção aos voluntários pela satisfação de poder oferecer tantos serviços em um só lugar. “Essa população mais carente sofre com a dificuldade de acesso à saúde e à cidadania. É esta é uma grande oportunidade para essas pessoas”, diz.

O voluntariado é também um destaque da Ação Global, que, além das pessoas individualmente, contou com 62 instituições parceiras, tanto do setor público como do privado. Ainda como iniciativa dos parceiros, cerca de 3 mil folders sobre serviços diversos foram distribuídos.

Na edição deste ano, mais de 16 mil pessoas estiveram presentes e foram beneficiadas com os serviços. Confira alguns números abaixo:

Serviços de Cidadania (Emissão de documentos, etc) : 2.625

Serviços de Lazer (Esporte, lazer e Cultura): 5.597

Serviços de Educação: 1.430

Serviços de Saúde: 8.631

Outros Serviços (Corte de cabelo, serviços diversos) : 27.391

Total de Atendimentos: 45.674

 

Arinne Oliveira
Assessoria de Comunicação e Marketing – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC
www.nutec.ce.gov.br
arinne.oliveira@nutec.ce.gov.br
(85) 3101.6925