Nutec negocia bolsas com Funcap

23 de junho de 2015 - 14:21

 

Nutec  negocia bolsas com Funcap


 

Presidente, diretores do Nutec e diretor de inovação da Funcap analisam projeto que visa conceder 38 bolsas à pesquisadores da instituição.

 

 

No intuito de fortalecer os sistemas de inovação e extensão tecnológica da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), Francisco das Chagas Magalhães, Ricardo Mendes e Dra Ieda Nadja reuniram-se na manhã de ontem (18) com Jorge Soares, diretor de inovação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Na ocasião foi discutido o projeto que almeja 38 bolsas para técnicos e graduados pesquisarem durante 2 anos no Nutec, nas áreas de: construção civil; materiais; tratamento de superfícies; corrosão; tecnologia mineral; energia; transporte; automação; robótica; química; meio ambiente e inovação.

 

O projeto contempla atividades que servirão para desenvolver inovações tecnológicas, promovendo a melhoria da competitividade industrial e a capacitação dos bolsistas, que devem trabalhar em conjunto no programa de inovação, transferência e extensão tecnológica. “A oportunidade de estar com a Funcap é de elevanda significância para o Nutec, visto que viabiliza o fortalecimento da capacidade da instituição produzir” assinalou Magalhães.

 

A reunião buscou o alinhamento das instituições com missões distintas. Magalhães lembrou da importância da integração entre as duas vinculadas da Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior (Secitece), exemplificando-a através das prospecções de parcerias realizadas com as demais vinculadas. Soares destacou a necessidade de a Funcap tratar todos os projetos com o mesmo julgamento de mérito, seja para empresa, pesquisador ou órgão público, mas acreditou ser relevante a análise de parcerias que visem os mesmos objetivos.

 

O diretor de inovação da Funcap explicou que, apesar de a Funcap não estabelecer áreas prioritárias, costuma atender todas as áreas que o Governo do Estado tem apoiado, tais como: água, alimentos, energia e tecnologia da informação. Soares destacou que a comissão de inovação da Funcap é formada por 7 profissionais em diversas áreas e que se o projeto apresentado for de especialidade ad hoc diferente, são contratados especialistas para analisá-lo.

 

 

 

______________________________________________

Arinne Oliveira
85 3101.6925
arinne.mauricio@gmail.com

Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec
www.nutec.ce.gov.br