Nutec oferece capacitação para produtores de redes de Jaguaruana

25 de janeiro de 2023 - 16:24 # # # #

Atividades integram etapa de consolidação da Indicação Geográfica.

Produtores de redes de dormir de Jaguaruana participaram, de 16 a 19 de janeiro, de consultorias individuais e coletivas com foco em gestão de negócios. A ação faz parte do calendário de atividades proposto pelo Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) para a fase de consolidação da Indicação Geográfica (IG) Redes de Jaguaruana.

Com objetivo de contribuir com a utilização estratégica do selo de IG, a equipe do Nutec realizou diagnósticos sobre a situação das fábricas de redes, e a partir deles idealizou uma série de eventos de capacitação nas áreas de gestão financeira, planejamento estratégico, mercado e marketing. “Nosso intuito é que os fabricantes possuam conhecimento completo para aproveitar e utilizar o selo como vantagem competitiva a fim de agregar valor econômico, social e cultural para a fabricação de redes na região”, destaca Emmanuel Ribeiro, gestor de projetos do Nutec.

O primeiro evento da fase de consolidação da IG de Jaguaruana proporcionou consultorias individuais no local de produção de cada um dos 14 participantes. A metodologia visou identificar os principais desafios e oportunidades de cada negócio de forma personalizada.

Os fabricantes também participaram de oficina sobre desenvolvimento de Market Place, ministrada pelo CTO da Nucleus ETI, ação patrocinada pelo Projeto Impulsiona CE, iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), apoiada pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e operacionalizada pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

O encerramento da primeira semana de atividades contou com a presença de Gustavo Petry, da G&R Consultoria, que reforçou a importância do desenvolvimento da coletividade do grupo de fabricantes da Indicação Geográfica para garantir “que bons frutos sejam colhidos com a implementação do selo”.

Pinheiro Junior, proprietário da fábrica Artesão Nato e presidente da Associação de Fabricantes e Artesãos de Jaguaruana (ASFARJA) declara que o primeiro momento da consultoria serviu para “mostrar o patamar em que se encontra cada associado do grupo, e entender que cada um possui forças e fraquezas que precisam ser aperfeiçoadas”.

Nos próximos encontros serão ofertados atendimentos individuais, oficinas e consultorias nas áreas de finanças, tributos, planejamento estratégico, estrutura comercial e marketing.

Indicação Geográfica

Indicação Geográfica (IG) é um título de propriedade industrial que reconhece nacionalmente um produto ou serviço por possuir características específicas de um território, seja por fatores naturais ou humanos. Entre os benefícios de uma IG no âmbito econômico, estão: acesso a novos mercados; aprimoramento e profissionalização da comercialização dos produtos; facilitação no combate à fraude; estímulo a novos investimentos; fortalecimento da identidade local do município; aumento da satisfação dos produtores por meio de reconhecimento; maior qualidade de vida através da ampliação do comércio e confiança nos consumidores.

O Nutec protocolou o pedido de IG no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) no dia 14 de fevereiro de 2020, em nome da Associação de Fabricantes e Artesãos de Jaguaruana (Asfarja). Segundo o presidente do núcleo, Francisco Magalhães, a concessão da IG é  uma vitória fruto de um trabalho minucioso. “Para a conquista do título, nossa equipe desenvolveu um trabalho detalhado, colhendo informações, elaborando documentos como o instrumento oficial que delimita a área da indicação geográfica, o plano de controle e o dossiê histórico sobre o município, e criando, junto com os produtores, o Caderno de Especificações Técnicas, que estabelece as etapas do processo de fabricação de redes, assim como os critérios de qualidade a serem seguidos”.