Nutec participa ativamente do Ação Global

29 de abril de 2014 - 12:34

Amostras de água do município de Aquiraz foram analisadas por técnicos do Nutec, gratuitamente, durante o Projeto Ação Global, no último sábado.

 

Os técnicos da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), voluntários do projeto Ação Global, que ofereceu serviços gratuitos à população, no último sábado, surpreenderam-se com o interesse da população de Aquiraz em saber a qualidade da água que consome. Com a ajuda da divulgação da prefeitura local, ao todo, o Nutec realizou 30 atendimentos para detectar a presença de micro-organismos na água, principalmente, coliformes fecais.

Durante o Projeto Ação Global a avaliação foi feita da seguinte forma: o visitante levava uma pequena quantidade de água em uma garrafa pet. Um técnico do Nutec realizava uma análise qualitativa que, na prática, trata-se de um ensaio visual . Nessa análise, foi realizada a determinação de nitritos, que é um indicativo de poluição. Quando era adicionado o reagente específico na amostra de água, caso a cor da solução ficasse rosa, seria o indicativo que a água estava poluida.

Amostras foram trazidas da rede de distribuição pública e até do chafariz da praça da Igreja Matriz. Estas não apresentaram nenhum indicativo de contaminação. Algumas amostras dos poços e cacimbas, porém, poderiam estar comprometidas, pois reagiram com a solução. Mas segundo os técnicos, não se pode afirmar absolutamente, a presença da bactéria, pois para confirmar a presença de microrganismos, é necessário que a análise seja realizada em laboratório, onde as amostras de água são colocadas em um meio de cultura para que que desenvolvam.

Ainda segundo os técnicos, essa possível poluição poderá ser de origem, por exemplo, de esgotos domésticos devido à proximidade do poço com a fossa e a  Bactéria E. Coli, que habita no intestino do homem, pode estar presente. Nesse caso, foi sugerida uma limpeza no poço e depois uma cloração, de maneira artezanal, já que grande parte das pessoas não dispunham de dinheiro para contratar empresas especializadas de limpeza.Os técnicos explicaram, ainda, a forma mais apropriada para a limpeza de caixas d’água, cisternas, além do tratamento da água através da fervura, água sanitária ou cloro.

 

Arinne Oliveira
Assessoria de Comunicação e Marketing – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC
www.nutec.ce.gov.br
arinne.mauricio@gmail.com
(85) 3101.6925