Nutec participa de autoria de Norma

5 de julho de 2013 - 20:22

 

No último dia 3 de julho, o Sindicato da Indústria de Construção Civil do Ceará -Sinduscon- Ce, lançou, no auditório da Fiec, o Guia Orientativo da NBR 15.575, elaborado através de iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

José Ramalho, colaborador da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará- Nutec e assessor técnico do Sinduscon- Ce juntamente com os doutores: Paulo Grandiski, Roberto Lira, Alexandre Bertini apresentaram o assunto. O objetivo do guia é explicar o uso da Norma e contribuir com a sua disseminação junto ao mercado imobiliário e da construção civil para possibilitar uma melhor compreensão sobre as principais definições quanto ao tema do desempenho (requisitos, critérios e parâmetros).

Sobre a Norma de Desempenho

Para cumprir exigências de conforto e segurança em imóveis residenciais, a norma estabelece parâmetros técnicos para vários requisitos importantes de uma edificação, como: desempenho acústico; desempenho térmico; durabilidade; garantia e vida útil, determinando um nível mínimo obrigatório para cada um deles. A intensão é associar a qualidade de produtos ao resultado que eles conferem ao consumidor, com instruções claras e transparentes de como fazer essa avaliação.

Traduzindo tecnicamente as necessidades da sociedade brasileira no que se refere à aquisição de imóveis e levando em conta o estágio técnico e socioeconômico do Brasil, a Norma também tem como características estabelecer as responsabilidades de cada um dos atores ligados a uma edificação, como: construtores, incorporadores, projetistas, fabricantes de materiais, administradores condominiais e os próprios usuários, explica o colaborador do Nutec, José Ramalho.“Eu e o Alexandre Bertini, fizemos um treinamento em Brasília acerca da Norma e seremos multiplicadores aqui no Estado- temos a responsabilidade de repassar todos os conceitos para os construtores”, comenta.

José Ramalho finaliza informando para os interessados que o Guia Orientativo para Atendimento à Norma ABNT NBR 15575 – que começa a valer no dia 19 de julho- já está disponível gratuitamente para download no site da CBIC (www.cbic.org.br).

 

Arinne Oliveira
Assessoria de Comunicação e Marketing – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC
www.nutec.ce.gov.br
arinne.oliveira@nutec.ce.gov.br
(85) 3101.6925