Nutec participa de reunião do Comitê Consultivo do núcleo PEIEX no Ceará

15 de fevereiro de 2023 - 15:48 # # # #

O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) representado por seu coordenador de empreendedorismo e inovação, Lizandro Oliveira, integrou a 3ª reunião do Comitê Consultivo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Ceará. Acompanhar os resultados do programa e definir estratégias em conjunto foram os objetivos do encontro.

A reunião contou também com a presença de representantes do Banco do Brasil, dos Correios, da Câmara de Comércio Indústria Brasil Portugal-Ceará, da Agro.br, e de outros parceiros que oferecem suporte às empresas atendidas pelo PEIEX.

No Ceará, a iniciativa de apoio à exportação é executada pela  Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o CIN (Centro Internacional de Negócios do Ceará) através de convênio firmado pela Federação das Industrias do Estado do Ceará (FIEC) até julho de 2023.

De acordo com Lizandro, o Nutec contribui com as empresas atendidas pelo PEIEX disponibilizando serviços, consultorias tecnológicas e capacitações técnicas para melhoria de produtos e processos. “Na área de alimentos, por exemplo, o Nutec auxilia a empresa a adequar seu produto às normas exigidas por órgãos reguladores específicos para aquele produto.

sobre o PEIEX

O PEIEX é oferecido pela Apex-Brasil com o intuito de preparar as empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura. A Apex-Brasil realiza o PEIEX em todo o Brasil, com Núcleos Operacionais instalados em parceria com Instituições de Ensino, Federações de Indústria e Fundações de Amparo à Pesquisa.

Até setembro de 2020, foram atendidas 4.349 empresas. Desse total de empresas, 73,49% estão na categoria de micro e pequenas empresas, e trabalham com produtos e/ou serviços de 61 diferentes setores. O segmento com maior número de empresas é o de alimentos e bebidas, seguido de máquinas e equipamentos, têxtil e confecção, móveis e cosméticos (dados de dezembro/2020).

Apex-Brasil

A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira.

Cada ciclo dura uma media 2 anos, o comitê acontece próximo ao final de cada ciclo. Essa foi a terceira reunião de CC, pois o Programa está concluindo o terceiro ciclo no Núcleo Fortaleza. O último ciclo finaliza em agosto desse ano(2023) ainda restando a última reunião de CC.

 

Fonte: https://www1.sfiec.org.br/