Nutec promove o I Simpósio Nacional de Haff

20 de outubro de 2022 - 20:47 # # # # # # # # #

Evento fará parte da programação da Feira do Conhecimento 2022

O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), autarquia vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), promoverá o I Simpósio Nacional de Haff no dia 4 de novembro de 2022. O evento faz parte da programação da Feira do Conhecimento 2022, que acontece entre os dias 3 e 5 de novembro no Centro de Eventos do Ceará.

Diante dos casos notificados da Síndrome de Haff (também denominada “Doença da Urina Preta” ou Rabdomiólise), o Grupo de Trabalho GT- Haff Ceará, coordenado pelo Nutec, idealizou o simpósio com o objetivo de unir estudantes, pesquisadores, instituições públicas e privadas e setor produtivo para divulgar e analisar pesquisas sobre a síndrome.

O I Simpósio Nacional de Haff contará com intérpretes de libras, tradução simultânea e transmissão on-line em tempo real. O evento é reconhecido internacionalmente pelo alinhamento com os conceitos da One Health (Saúde Única), por ter como compromisso o fortalecimento do elo entre a saúde humana, ambiental e animal.

Síndrome de Haff

A Rabdomiólise constitui-se da destruição das fibras musculares do ser humano, com liberação no sangue de compostos como a mioglobina, ocasionando mialgias, comprometimento renal, outros sintomas e, em casos extremos, a morte.

Com o aumento dos casos da doença no Ceará, o Governo do Estado oficializou a criação de um grupo de trabalho coordenado pelo Nutec através do decreto Nº 34.706, de 28 de abril de 2022.

O Grupo de Trabalho GT-Ceará conta com pesquisadores, professores e representantes de órgãos municipais, estaduais e federais ligados à áreas de saúde, meio ambiente e alimentos.

Submissão de trabalhos

Os resumos devem ser enviados até o dia 25/10/2022 pelo site: simposiohaff.nutec.ce.gov.br/

As apresentações serão realizadas em formato de banner, e devem ter relevância nas áreas de saúde, meio ambiente, sanidade de pescado, ciências e tecnologias do pescado e outros temas relacionados à toxinas.

8h às 9h Credenciamento

9h Abertura:

Presidente do Nutec – Francisco das Chagas Magalhães;

Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior – Carlos Décimo;

Reitor da Universidade Federal do Ceará – Cândido Albuquerque;

Reitor da Universidade Estadual do Ceará – Hidelbrando Soares;

Secretário de Saúde do Estado do Ceará – Carlos Hilton Albuquerque;

Secretário de Meio Ambiente do Estado do Ceará – Artur Bruno;

Representante do GT- Haff Ceará – Crisiana Nobre.

10h às 10h40min Palestra 1

Monitoramento dos casos compatíveis com a doença de Haff no Brasil.
Janaína Menezes – Pesquisadora das Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar, da Secretaria de Vigilância em Saúde- Ministério da Saúde.

10h50 às 11h30min – Palestra 2

Rastreabilidade do pescado nacional: legislação e desafios.
Ives Tavares – Auditor Fiscal Federal Agropecuário – MAPA-CE.

11h35 às 12h – Mesa redonda

Discussão dos assuntos abordados nas palestras com participação dos Palestrantes e moderação do GT-CE.

13h40 às 14h20min – Palestra 3

Síndrome de Haff: hipóteses e evidências.
Prof° Dr. Mathias A. Schramm – Laboratório de Algas Nocivas e Fitotoxinas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

14h30 às 15h20min – Palestra 4

Haff disease associated with the consumption of buffalofish (Ictiobus spp.) in the United States, 2010-2020.
Prof° Dr. Jonathan Deeds – U.S. Food and Drug Administration FDA- Center for Food Safety and Applied Nutrition.

*Palestra com tradução simultânea.

15h20 às 16h – Palestra 5

Sanidade de peixes relacionada à toxinas
Profª Dra. Marcela Nunes Videira – Líder do grupo de pesquisa em Sanidade de Organismos Aquáticos na Amazônia (SOAA) e vice-reitora da Universidade Federal do Amapá-UEAP.

16h às 16h40min – Mesa redonda

Discussão dos assuntos abordados nas palestras com participação dos palestrantes e moderação do GT-CE.

17h às 18h – Apresentação de Pôsteres

I Simpósio Nacional de Haff

Dia e hora: 4 de novembro de 2022, das 08 às 18h.

Local: Feira do Conhecimento 2022 –

Centro de Eventos do Ceará (Pavilhão Oeste) – Mezanino 2.

Submissão de trabalhos e inscrições:

simposiohaff.nutec.ce.gov.br/

Inscreva-se gratuitamente na Feira do Conhecimento: