Nutec promove palestra sobre HPLC

4 de maio de 2016 - 17:37

 

Nutec promove palestra sobre Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC)

 

 

Para saber a qualidade da técnica cromatográfica, dia 10 de maio, às 10 horas, Nutec recebe doutora da UFC Sandra Araruna.

 

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) promoverá palestra na próxima terça-feira (10) Preparo de Amostra, qual a sua importância? E Colunas para HPLC, apresentada pela doutora em Desenvolvimento e Inovações Tecnológicas em Medicamentos pela Universidade Federal do Ceará e Especialista de Aplicações em Consumíveis Agilent Technlogies Brasil, Sandra Araruna.

 

A palestra abordará a preparação de amostras para os ensaios e os benefícios das recentes colunas para HPLC- Cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE, em inglês: High performance liquid chromatography, HPLC) – método de separação de compostos químicos em solução. O método promove maior produtividade através de separações rápidas e eficientes com tempos de desenvolvimentos curtos e redução de custos por meio de colunas com maior durabilidade. Segundo Sandra, será demonstrado como os últimos desenvolvimentos em colunas podem ajudar a atingir estes benefícios, independente do sistema de HPLC (300,400,600 ou 1200bar).

 

Quanto às amostras, serão exibidos desde o método de preparo de amostra menos seletivo (filtração) à extração em fase sólida (SPE) – um preparo de amostra altamente difundido na área de pesquisa e na indústria, devido uma técnica que agrega diversos benefícios, sendo o principal entre eles, a alta seletividade.

 

Segundo a doutora, para fornecer os resultados esperados é fundamental ter conhecimento de como escolher uma fase ideal de SPE para as aplicações e como trabalhar para obter um método de forma prática, rápida e objetiva.

 

O Nutec está localizado na Rua Professor Rômulo Proênça, S/N, Campus do Pici (ao lado da Embrapa). A palestra será no Auditório Professor Antônio Telmo Nogueira Bessa e para participar, basta ligar para o número (85)31012452 e se inscrever gratuitamente. Se preferir, envie e-mail com seus dados para vilaci.noronha@nutec.ce.gov.br ou eventos@nutec.ce.gov.br.

 

“A constante promoção do conhecimento, em especial em áreas de elevado significado e amplo campo de abrangência, como é o caso do HPLC, constitui-se prática que o Nutec adota para se aproximar da consecução de seus objetivos estratégicos, além de concorrer para melhoria das perfis profissionais daqueles que atuam nos diversos segmentos.” diz Francisco Das Chagas Magalhães, presidente do Nutec.

 

______________________________________

Arinne Oliveira
85 3101.6925
arinne.mauricio@gmail.com

Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec
www.nutec.ce.gov.br