Nutec promove parceria com Sindicatos

20 de outubro de 2014 - 17:58

 

Nutec promove parceria com Sindicatos

 

 

Representantes do SindiAlimentos, SindQuímica e SiMec estiveram no auditório do Nutec discutindo o apoio à Indústria.

Durante a manhã da última sexta-feira (17) presidente e diretores da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará estiveram reunidos no auditório do Nutec com representantes de Sindicato Cearenses das Indústrias de Alimentos e Rações Balanceadas no Estado do Ceará (SindiAlimentos), Sindicato das Indústrias Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (SiMec)e das Indústrias Quimicas Farmaceuticas e da Destilação e Refinamento de Petróleo do Estado do Ceará (SindQuímica) com a finalidade de propor parcerias e negócios com foco no desenvolvimento da indústria. Na sequencia, os convidados foram encaminhados para visitar os laboratórios e instalações da Fundação.

A diretora de empreendedorismo e negócios do Nutec fez apresentação acerca dos serviços que o Nutec oferece nas mais diversas áreas com o intuito de dar um trabalho mais dirigido aos representantes dos empresários, inclusive através do recebimento de suas demandas.

André Siqueira, Presidente do Sindicato de Alimentos, explicou que o sindicato atualmente incorpora o setor de rações. Siqueira falou ainda das parcerias conquistadas com o Sebrae, formalizando o apoio à indústria, ressaltando 29 empresas sindicalizadas que investem em tecnologia, segundo ele, número ainda relativamente pequeno. Ele comentou ainda o interesse responsabilidade do Sindicato na motivação e divulgação Lei de Inovação Tecnológica e propôs um convênio com recurso do Governo do Estado para subsidiar descontos aos sindicatos interessados em realizar serviços no Nutec. Uma segunda ideia proposta foi pensar em alternativas de aproximação estratégica entre empresários e pesquisadores.

O presidente do Simec, Sampaio Filho, sugeriu que o Nutec se reuisse com a Federação das indústrias do Estado do Ceará (Fiec) a fim de serem puladas várias etapas e se fizesse um convênio que de uma só vez desse abertura para uma parceria com todos os sindicatos afiliados ao Sistema. “A ideia é um convenio unificado, senão despertaremos ciúmes e segmentaremos a inovação dentro dos sindicatos.”

O Presidente do Nutec, Paulo Neiva, por sua vez, ressaltou o interesse de o Nutec fechar logo a parceria com os sindicatos específicos, e, em paralelo, os representantes poderiam negociar com o Sistema Fiec e a possibilidade de um acordo maior.

Sampaio Filho falou ainda do trabalho que o Sindicato tem feito para aproximar as universidades públicas e particulares com as empresas, embora a velocidade da indústria seja diferente das universidades. Segundo ele, a Fiec hoje atrela a ideia de inovação aos ganhos financeiros, não se deve pensar apenas em dinheiro ou apenas em inovação sem retorno.

Dr Marcos Soares, do Sindqui, explicou que existe uma diretoria para cada segmento dentro do sindicato. Falou acerca da dificuldade de implantar nas empresas a cultura inovadora, motivando-os através de um prêmio de inovação, no qual estão na segunda edição. Também mostrou disponibilidade e interesse na nova parceria com o Nutec.

______________________________________

Arinne Oliveira
85 3101.6925
arinne.mauricio@gmail.com

Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec
www.nutec.ce.gov.br