Nutec realiza avaliação de água em São Gonçalo do Amarante

1 de junho de 2015 - 17:17

Nutec realiza avaliação de água em São Gonçalo do Amarante

O Ação Global no Ceará atendeu 11.438 pessoas e realizou 34.314 atendimentos na edição 2015, promovida neste sábado, 30 de maio.

No ultimo dia 30, aconteceu o Ação Global em todo o Brasil com o tema Qualidade de Vida. No Ceará, a cidade escolhida para abrigar o programa foi São Gonçalo do Amarante, à 61 quilômetros de Fortaleza. O prefeito de São Gonçalo, Claudio Pinho orgulhou-se do reconhecimento da Federação à cidade e se surpreendeu com a mobilização da população: “Isso mostra como o município interage com os industriais, uma vez que muda seu perfil agrícola a partir da construção do Complexo do Pecém. Mesmo sendo um município espalhado, vi pessoas que moram 40 quilômetros de distancia e estão aqui. De Pecém a Cágado (distritos), por exemplo, a distancia é maior que de São Gonçalo Sede à Fortaleza”.

E para levar a qualidade de vida às pessoas de tão diferentes localidades dentro de uma mesma cidade, a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceara (Nutec) se voluntariou proporcionando à população o conhecimento da qualidade da água que consome. Uma avaliação instantânea das amostras trazidas pelos visitantes, através do teste de nitrito, trazia indicativos de poluição da água.

A dona de casa, Margarida Nascimento, 57, ficou tranquila ao saber que a água adicionada de sais que compra na cidade está própria para o consumo. Francisca Rodrigues, 44, que estava ansiosa com o resultado da amostra do poço construído após ter adquirido inúmeros empréstimos para totalizar os 12 mil reais necessários para cessar a dependência dos carros pipa, também ficou aliviada com o resultado bom de sua amostra.

Já João Batista, 46, desconfiou quando cavou um poço em sua propriedade há 3 anos: “Senti um cheiro esquisito e preferimos usar a água apenas para o uso doméstico. Para beber, vamos buscar água do poço no sítio da minha irmã”. A intuição de Seu João Batista estava certa pois os técnicos viram indícios de poluição apenas na amostra de água do seu poço. Segundo elas, o poço pode ter sido cavado próximo à fossa.

Dona Eliane da Silva, 35, trouxe uma amostra de água da sua cacimba, que por conta do surto de dengue foi orientada a colocar 147 peixes beta. As larvas acabaram, mas segundo os técnicos do Nutec, pode ter surgido um novo problema, já que o resultado do teste foi impróprio para consumo: as fezes dos peixes poderiam ser a causa. Os técnicos orientaram-na a colocar cloro e dona Eliane vai continuar usando a água apenas para dar aos animais.

O Nutec foi apenas um das mais de 40 entidades voluntárias. Além dos testes de nitrito em água, foram oferecidos dezenas de serviços gratuitos nas áreas de educação, saúde, qualidade de vida e cidadania. Eugenio Monteiro, coordenador do Programa no Ceará, acredita que o evento seja um pontapé para que pessoas possam se interessar pela Qualidade de Vida, uma tendência mundial.

O superintendente regional do Sesi, Cesar Ribeiro, acredita que o mais importante a a presença da comunidade: “Queremos que todos venham, participem de um dia de lazer e cidadania. O Acao Global é uma forma de estimular o voluntariado” completa. Ao todo, foram quase 1000 voluntários e os 34.314 atendimentos confirmaram as expectativas otimistas de Beto Studart, presidente da Fiec, presente durante toda a manha do evento, aferindo a pressão arterial e por meio de exame de glicemia. Beto Stuart frisou que o evento tem o poder de levar a entidade, por meio do Sesi, para fora dos seus muros, mostrando que o setor produtivo está preocupado com o bem-estar da comunidade. “O Sistema Fiec também tem uma história de serviços prestados à sociedade, por meio de parcerias com órgãos públicos, como a prefeitura aqui de São Gonçalo, nesta Ação Global, por exemplo”.

Arinne Oliveira
85 3101.6925