Nutec realiza evento de conscientização sobre a Indicação Geográfica em Jaguaruana

18 de março de 2022 - 15:02

O encontro teve como objetivo estimular os fabricantes de redes locais a aderirem ao selo.

Na última terça-feira, 15 de marco, o Nutec (Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará) realizou o primeiro evento de sensibilização voltado para os fabricantes de redes de Jaguaruana. Estimular a adesão ao selo e demonstrar como a Indicação Geográfica (IG) pode agregar valor às redes já fabricadas no município foram os principais objetivos do encontro. O evento é fruto da parceria entre o Nutec, representado por sua Agência de Inovação, a Prefeitura de Jaguaruana, a Associação de Artesãos e Fabricantes de Jaguaruana (Asfarja), e o Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Jaguaruana.

A abertura do evento foi realizada pela Head de Inovação do Nutec, Silvanira de Oliveira. Posteriormente, o vice-prefeito de Jaguaruana, Naldo Quirino, falou sobre a importância da atividade econômica para o desenvolvimento do município. O presidente da Asfarja, Pinheiro Júnior, destacou a relevância do apoio da prefeitura para que a associação tenha sua sede física, vislumbrando a promoção de feiras e festivais periódicos como calendário oficial do Município.

Silvanira destacou ainda como cada fabricante pode fazer uso da IG: que passos devem ser seguidos para a obtenção direito de usá-la; os requisitos de qualidade e os tipos de redes que fazem parte da IG. a Head de Inovação do Nutec também explicou os aspectos gerais do Caderno de Especificações Técnicas e a função do Conselho Regulador, destacando o empenho que cada fabricante deve ter em manter os padrões de qualidade, como a ética e a transparência nos processos que concernem ao selo.

O evento foi um momento esclarecedor acerca dos benefícios que a IG pode trazer para os fabricantes e para o desenvolvimento do Município. Ao final, os fabricantes manifestaram interesse em aderir ao selo e todos os presentes preencheram a ficha de adesão. Estão previstos mais dois encontros com os fabricantes com a finalidade de alcançar o maior número de pessoas engajadas.