Nutec recebe Embrapa em visita

1 de junho de 2015 - 17:48

Nutec recebe Embrapa em visita

 

Na manha da úlltima sexta-feira, 29 de maio, o Presidente do Nutec e o Chefe Geral da Embrapa Agroindústria Tropical discutiram parcerias estratégicas.

 

Em retribuição à visita da equipe do Nutec à Embrapa Agroindústria Tropical, no último dia 07 de maio, Lucas Sousa Leite, chefe geral e Claudio Torres, chefe-adjunto de administração da Embrapa no Ceará, juntamente com supervisores, analistas e pesquisadores vieram discutir a possibilidade de parcerias com seu vizinho: ”Nós da Embrapa nos aprofundamos muito no avanço de conhecimento e capacidade analítica, o Nutec nos passa uma imagem de extensão tecnológica e prestação de serviço que não são o nosso forte. Podemos avançar nesse sentido, estamos abertos” , avalia Lucas Leite.

 

O presidente do Nutec, Francisco das Chagas Magalhães, recebeu a equipe no auditório Telmo Bessa e mostrou-se interessado em encontrar pontos consonantes entre as instituições: “Nós estamos pensando em gerar empatia com o conhecimento recíproco das entidades para gerar agenda para parcerias. Temos boa vontade e posição geográfica favorável.”, explicou.

 

No auditório, os presentes assistiram a uma apresentação realizada pela Diretora de Tecnológia e Inovação, Dra Ieda Najda Montenegro, que exibiu as metas do Nutec para 2015, fez um resumo das áreas de atuação do órgão, dos serviços ofertados e das pesquisas realizadas. Os gerentes do Nutec estiveram presentes retirando as dúvidas dos convidados.

 

Raimundo Nonato, responsável pela Assessoria da Qualidade do Nutec, sugeriu que o Projeto Federal de Extensão Industrial Exportadora (Peiex), no Ceará abrigado no Nutec, pudesse oferecer suporte de gestão aos incubados no Nutec e na Embrapa.

 

Na visita de campo, a equipe da Embrapa conheceu o Laboratório de Automação e Robótica (Centauro) uma parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e Nutec. O Professor Tarcísio Costa, responsável pelo laboratório, indicou a capacidade de projetar quadros de automação específicos para diferentes necessidades industriais; mostrou a impressora 3D, que proporcionará ao Nutec a prestação de serviço na confecção de moldes e prototipagem rápida, além das novas aquisições no Nutec na área de robótica móvel e robô humano que poderá ser utilizado nas mais diversas áreas como por exemplo, na de segurança, hospitalar e educacional. O professor explicou ainda, que pretende desenvolver no Nutec toda a inteligência dos robôs recém-adquiridos.

 

Jackson Malveira, gerente da área de Alimentos e Química, mostrou o Laboratório de Referência em Biocombustíveis- Professor Expedito Parente e os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na área de pirólise em biocombustível. O responsável pela empresa incubada no Nutec, Ekipar, Francisco de Assis, expôs aos presentes o funcionamento da máquina protótipo que transforma as vísceras de peixe em óleo que serve de matéria-prima para a produção de biocombustível.

 

Lucas Leite encerrou enfatizando a participação do Secretario da Ciência,Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, que coordenou o início do processo e prometeu retornar à Embrapa e verificar possibilidades: “Nós somos uma braço da Embrapa Nacional, uma das coisas que podemos fazer é identificar dentro de nossa competência em que áreas podemos fazer essa parceria”.

 

Magalhães finaliza a visita sinalizando a abertura da instituição a novas oportunidades: “Aqui vimos alguns caminhos, mas se não forem suficientes, podemos propor uma nova trilha. O que o Nutec não pode fazer e a Embrapa não pode fazer, podemos fazer juntos”, completou.

 

A partir deste encontro será iniciada uma agenda positiva positiva entre as instituições visando dar concretude as alianças estratégicas em programas e projetos.

 

 

______________________________________

Arinne Oliveira
85 3101.6925
arinne.mauricio@gmail.com

Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec
www.nutec.ce.gov.br