Nutec recebe empresários do Agronegócio para construir parcerias

14 de setembro de 2016 - 16:29

O Nutec recebeu nesta segunda, 12, um grupo de oito empresários do agronegócio nos segmentos de laticínios, frutos, flores, camarão, etc. Também esteve presente um representante da Agência de Desenvolvimento do Ceará – Adece. O objetivo foi apresentar o portfólio de produtos e serviços da instituição disponíveis para as empresas desse setor. A apresentação do Nutec foi realizada por seu Presidente, Francisco das Chagas Magalhães, que mostrou as áreas de atuação, seus laboratórios e tecnologias, além do quadro de pessoal. Foi destacada a importância dos serviços técnicos e tecnológicos para as indústrias ganharem eficiência e competitividade, o que ensejou o diálogo sobre as oportunidades e necessidades do Nutec ser inserido como provedor de soluções para o agronegócio em nosso estado. O desafio de maior amplitude destacado é o fortalecimento do Nutec e garantir que muitas demandas por serviços contratadas fora do estado possam ser atendidos localmente. Essa medida resultará em múltiplas vantagens recíprocas, pois além de racionalizar os custos trarão mais agilidade por evitar a complexa logística praticada quando se mandam amostras para laboratórios fora do Ceará. Dentro do esforço que será empreendido para incluir as empresas no cadastro de clientes do Nutec está a certificação de laboratórios com base nas normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. Outro ponto assinalado pelos empresários diz respeito à inclusão no portfólio dos serviços que ainda não são ofertados mas demandados pelo setor. Dentre eles o ensaio foliar para culturas agrícolas que tem mais exatidão e confiança do que ensaios de solo. Além dessa proposta foi também acertado que o Nutec expandirá o escopo dos ensaios acreditados.

O empresário Carlos Prado, das empresas Itaueira e Cemag, deu alto relevo ao papel do Nutec como órgão de suporte tecnológico. “O Nutec é importante para a indústria do Ceará, e portanto, merece receber atenção e ser valorizado” declarou. A reunião também serviu para celebrar o compromisso das empresas se aliarem ao Nutec por ocasião de negociações das demandas do órgão nas diversas instâncias decisórias. “O Nutec como entidade integrante do Sistema de Ciencia e Tecnologia do Estado cumpre um papal estratégico que deve ser valorizado. É imperativo que se recomponha em termos de tecnologias e de recursos humanos”. “O Nutec é ouro” acrescentou o empresário João Teixeira Junior, da empresa Frutacor. Outra demanda importante que foi colocada na agenda conjunta foi a implantação do Laboratório de Laticínios, antigo pleito do setor. O empresário Frederico Hosanan Pinto de Castro, da empresa Leite Jaguaribe destacou que a implantação desse laboratório já foi amplamente tratada, inclusive com fixação de verbas entre os parceiros sem, no entanto, se concretizar. “O Nutec tem que se habilitar para sediar esse projeto, pois o que foi alegado é que esse laboratório só lograria êxito se fosse de responsabilidade da iniciativa privada. O Nutec tem que assumi-lo” Disparou o empresário. A verdade é que essa intenção não se realiza e o setor de laticínios continua importando serviços laboratoriais de outros estados em detrimento de custos e da agilidade que atendam e satisfaçam o setor.

O Secretário de Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda, que defende amplamente o fortalecimento do Nutec, parabenizou o diálogo travado no encontro e assinalou a importância das empresas se aliarem à instituição, não apenas numa relação comercial, mas em especial ajudando a instituição à superar os desafios crescentes que lhes são impostos através de parcerias. “Os empresários tem grande influência política e podem exercer um papel fundamental nas negociações do Nutec com o governo” frisou Inácio. Nessa perspectiva será resgatado o projeto do laboratório de laticínios para negociação conjunta. O Presidente do Nutec deu especial realce ao fato de que o Nutec depende muito, em seu êxito, da proximidade e relação positiva com o setor privado. “Ter o setor privado não apenas como cliente, mas como parceiro, acelera o Nutec rumo aos seus objetivos, crescentes e complexos, e atrai atenção, respeito e recursos” salientou Magalhães.

Arinne Oliveira
85 3101.6925