Nutec apresenta tecnologia e inovação por meio da robótica na Bienal do Livro

23 de agosto de 2019 - 15:01 # # # # #

Os visitantes poderão conhecer tendências e desafios da indústria 4.0

Com o foco na conectividade, tecnologia e inovação, a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) está cheia de novidades para os visitantes da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará. O evento ocorre entre os dias 23 e 25 de agosto, às 10 horas, no Centro de Eventos do Ceará, no Espaço Luz do Conhecimento, Mezanino 1. Entre as atrações, a robótica é uma das mais procuradas pelo público, com o robô que auxilia o bibliotecário, o drone de oito motores e os robôs de Lego.

O Robô Pioneer P3-DX, uma das atrações, é um dispositivo que tem 46 cm de comprimento, capaz de desviar com facilidade de objetos, pessoas e animais. O mecanismo  é controlado pelo celular, por meio de um aplicativo que foi desenvolvido pelo Laboratório de Automação e Robótica (Centauro) do Nutec. Fabricado pela Mobile Robots, é um dos mais conhecidos e utilizados na indústria. Conta com diversos tipos de sensores, como encoders e sonares, oito deles na parte dianteira e opcionalmente podem-se inserir mais oito na traseira. O  Pioneer P3-DX é um Robô que pode contribuir ainda para o mapeamento de áreas terrestres e auxiliar bibliotecários nas entregas de livros.

Durante a programação, os visitantes poderão conhecer ainda o drone de oito motores, que pode ser utilizado no mapeamento de terras e na realização de varreduras em locais de difícil acesso. Ele utiliza a tecnologia de Scanner por infravermelho e por reação térmica, ou seja, à noite, por exemplo, as forças de segurança podem fazer o uso de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) para localizar pessoas escondidas em matas ou em qualquer local onde só é possível ter acesso durante o dia, ou em local cuja visão é limitada. Além disso, os drones podem ser aliados na conservação do meio ambiente. Com rapidez, eficiência e baixo custo, eles são usados para monitorar florestas e animais em áreas de preservação ambiental.

Responsável por fazer com que muitas crianças se interessem por ciência, tecnologia e programação, o Nutec apresenta ainda, na linha da robótica educacional, os Legos. Sua utilização baseia-se no aprendizado lúdico, cuja função didática aborda a prática de conteúdos da área de tecnologia. Os estudantes utilizam os conjuntos para desenvolver projetos de robótica. As atividades realizadas possibilitam o desenvolvimento da capacidade psicomotora e o mais importante, o raciocínio lógico.

Nutec na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará

Robótica, análise de água, análise microscópica, engenharia civil, nanotecnologia, balcão empreendedor e palestras são algumas das atividades no âmbito da Ciência e Tecnologia que o Nutec apresenta na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará. Representando uma instituição de pesquisa, a Fundação está reunindo durante os dez dias de evento empresas, governo e comunidade, apresentando os avanços da  industria 4.0  e soluções tecnológicas para áreas fundamentais como saúde, educação, segurança, empreendedorismo e negócios. O evento vai até o dia 25 de agosto e a entrada é totalmente gratuita.

 

Saiba mais sobre o Centauro aqui