Nutec sedia evento gratuito sobre robótica

17 de outubro de 2022 - 11:33

Parceria com UFC traz apresentação de pesquisador ao auditório Telmo Bessa, do Nutec.

O pesquisador especialista em Sistema Operacional de Robôs – ROS – Matheus Ferreira apresentará seu trabalho de conclusão de curso dia 09/10/2020, às 9h, no Auditório Telmo Bessa, do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial (Nutec). A pesquisa denominada: “Aquisição de dados via gerenciamento e controle de robôs móveis autônomos” apresenta a aplicabilidade da tecnologia 4.0 de Arquitetura Integrada de Sensores e Câmeras em Robô Móvel Autônomo para ambientes internos industriais, hospitalares, educacionais, comerciais, condominiais com um caso real e, os resultados da viabilidade em simulações computacionais.

De acordo com o Supervisor do NUCEA/CENTAURO, Renato Zimmermann, a parceria entre Nutec e UFC proporciona o aprimoramento da tecnologia utilizada no Núcleo por meio da interação entre os pesquisadores das duas intituições: ” Temos no nosso laboratório (CENTAURO) um robô-móvel e estamos aplicando os conhecimentos obtidos na pesquisa do Matheus Ferreira e demais colaboradores com excelentes resultados”. O Evento é gratuito e aberto ao público.

Tecnologia

Os robôs vêm se tornando cada dia mais atraentes devido à redução de custos gerados, melhora na performance do processo, mitigação de riscos humanos e simplicidade de programação. Quando concebidos, construídos e programados, é possível realizar a aquisição de alguns dados e imagens pelo robô, como, por exemplo, a identificação do item e quantidade de itens manipulados, a metrologia dimensional, térmica, ótica, elétrica e química analítica por imagem de materiais, instalações e pessoas.

Em meio à temas inovadores como indústria 4.0, Agro 4.0, Saúde 4.0, Cidades Inteligentes, BIG DATA, IoT, Computação nas Nuvens e os benefícios da automação em termos de qualidade, produtividade e segurança, é comum associar o uso de robôs à manufatura em diversos segmentos. O que muita pessoas não sabem, porém, é que além dos benefícios práticos de operação no dia a dia, essas máquinas são capazes de contribuir – e muito – para coleta de dados e imagens dentro da operação e tarefa rotineira.

Dados coletados através de sensores e câmeras podem revelar informações valiosas para tomada de decisões pelas empresas e instituições. Em áreas extensas e grandes ambientes, a aquisição de dados e imagens é normalmente concebida com a seleção e a aplicação de sensores fixos com ou sem fio distribuídos no ambiente. Essa arquitetura de integração , consome tempo e recursos financeiros com dispêndio de capital significativos.

 

Serviço:

Dia: 09/10/2020

Hora: 09:00

Local: Auditório Telmo Bessa

Evento gratuito