Nutec visita Centro de Tratamento de Resíduos em Pernambuco

16 de outubro de 2018 - 10:07 # # # #

O CTR-PE é pioneiro no Nordeste no tratamento de resíduos considerados perigosos 

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Estado do Ceará (Nutec), através do seu coordenador do Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (Larse), Ari Clecius, realizou, na última quinta-feira (11.10), uma visita técnica no Centro de Tratamento de Resíduos Pernambuco (CTR-PE), em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR). O objetivo foi avaliar a tecnologia utilizada no local para implementar nos consórcios de Sobral e Limoeiro do Norte.

Ainda participaram da visita Marina Souza, Supervisora de coprocessamento da Apodi, Geraldo Basílio (ARCE), Mario William Esper, diretor de Relações Institucionais da ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland, Antonia Jadranka Suto (ABCP), professor Ronaldo Steffanutti (UFC), Leone Maciel (SEMA), a gerente da Célula de Resíduos Sólidos da Coordenadoria de Saneamento da Secretaria das Cidades, Vanessa Lima, Joselito Silveira (Consórcio de Sobral) e Vangerre Maia (Consórcio de Limoeiro do Norte).

O CTR-PE, criado em abril de 2008, foi pioneiro no Nordeste no tratamento de resíduos considerados perigosos. Os chamados “Classe 01” são compostos por produtos inflamáveis, corrosivos, reativos ou tóxicos, como pilhas, baterias, elementos contaminados por óleo ou tinta, entre outros. “A visita é essencial para a viabilização da tecnologia nos consórcios”, afirmou Ari Clecius.

Os participantes puderam verificar no local técnicas utilizadas para processar as 1.500 toneladas de lixo recebidas diariamente. Um dos tratamentos disponibilizados é o aterro sanitário industrial, para resíduos sólidos urbanos, além de um processador de madeira para gerar matriz energética. E, ainda, um britador, para resíduos da construção civil, que produz brita e areia reciclada. Para Ari, esse sistema é uma possibilidade dos municípios do Ceará se adequarem à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Leia também:

✔ Seminário de Avaliação da Gestão 2015-2018 reúne gestores e pesquisadores do Nutec

✔ Alunos do Colégio da Polícia Militar visitam Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes