Alunos do Colégio da Polícia Militar visitam Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes

23 de outubro de 2018 - 10:29 # # # #

Cerca de 10 estudantes conheceram de perto o processo de compostagem desenvolvido pelo Nutec

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) recebeu, na manhã da última sexta-feira (19/10), a visita técnica dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I, do Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó (Gpmgef). A aula de campo foi realizada para ampliar o conhecimento adquirido dentro da escola e enriquecer a apresentação que os estudantes farão na Semana de Arte, Ciências e Cultura (XXI SACC), onde falarão sobre sustentabilidade e produtos biodegradáveis.

 

 

Durante a visita, além de conhecer o Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes do Nutec (Larse), os estudantes visitaram a área de compostagem e aprenderam um pouco do processo como um todo. O professor de engenharia hidráulica e ambiental da Universidade Federal do Ceará, Ronaldo Stefanutti, falou do trabalho que o Nutec em parceria com a UFC desempenha e da importância desse tipo de atitude para a saúde do planeta.

Os alunos finalizaram a visita assistindo um vídeo sobre o Nutec e conhecendo o robô NAO, robô humanoide que a instituição possui e que é todo programado pelos pesquisadores do Centro de Automação e Robótica (Centauro).

Compostagem

Compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, transformando-a em húmus, um material muito rico em nutrientes e fértil. (Fonte) 

Leia também:

✔ Nutec visita município de Crateús para viabilizar melhorias na área de resíduos sólidos

✔ Fundação se reúne com representantes da GNR Fortaleza e do Consórcio de Sobral 

✔ Feira do Conhecimento 2018: O maior evento de popularização da ciência do Norte/Nordeste