Professor Lindberg recebe prêmio na Bahia

20 de novembro de 2012 - 14:40

Do dia 05 a 09 de novembro aconteceu o XXX Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, realizado no Othon Palace Hotel, no bairro de Ondina, em Salvador. O XXX EFNNE constou de momentos dedicados a atividades para professores de física do ensino médio e a atividades de pesquisa nas mais diversas áreas da física. Na ocasião, o Professor Lindberg Lima Gonçalves foi premiado como organizador do primeiro encontro.

A primeira edição do Encontro de Físicos do Norte e Nordeste -EFNNE foi organizada em 1983, por iniciativa de Lindberg Gonçalves juntamente com docentes de universidades da região Nordeste (eram os Encontros de Físicos do Nordeste). Os eventos continuaram a ser organizados de maneira espontânea até metade da década de 1990, quando passou a incluir explicitamente os colegas da região Norte, e a integrar o calendário de Reuniões Anuais organizadas pela Sociedade Brasileira de Física da SBF. Entre uma média de 10 eventos, os EFNNE ocupam já há muitos anos o segundo lugar em número de participantes, chegando a cerca de 1000 participantes. Nestas três décadas de existência os EFNNE’s já foram organizados em todos os estados da região nordeste, e uma vez no estado do Pará. A Bahia hospeda pela terceira vez uma edição deste evento, tendo se encarregado anteriormente de organizá-los nos anos de 1995 e 2004.

Os EFNNE desempenham um papel importantíssimo para o desenvolvimento da física nas regiões norte e nordeste do país. Sua presença aumentou sobremaneira a oportunidade de interação entre pesquisadores das diferentes instituições destas regiões, a possibilidade de organização de redes de cooperação acadêmica, e a articulação de ações político-científicas em prol do desenvolvimento de nossa região. Os EFNNE estimulam a participação de estudantes de graduação e pós-graduação que ficam atualizados com os mais recentes progressos da física obtidos no Brasil e no mundo. Para os estudantes, as palestras tutoriais em alguns temas específicos e a oportunidade de apresentarem seus primeiros resultados de pesquisa têm importância indiscutível.

Os EFNNEs congregam principalmente físicos das diversas áreas da física e cientistas de áreas afins. Contribuições interdisciplinares são bastante frequentes, sendo que as seções temáticas ligadas a geofísica, meteorologia, materiais, etc. são bastante concorridas. Os EFNNE contam também com uma programação específica para professores do ensino médio que trabalham em cidades próximas a sede do evento, possibilitando um aprofundamento no conhecimento específico da Física e em procedimentos prático-metodológicos, com mini-cursos de atualização e treinamentos em oficinas, bem como atividades sócio-culturais.

Assessoria de Comunicação e Marketing – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC