Outubro Rosa no Nutec

9 de outubro de 2014 - 17:49

Outubro Rosa no Nutec

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará adere a luta contra o câncer de mama.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) participou do programa através da iniciativa do Serviço Social do Nutec nesta quinta-feira (9) no auditório Professor Telmo Bessa com palestra do médico oncologista Doutor Paulo Vasques do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (Geeon).

Vasques demonstrou felicidade ao perceber que o auditório do Nutec estava preenchido de homens e mulheres, situação atípica porque uma grande parte da população imagina que o câncer de mama só acomete mulheres, e embora em menor proporção, também se instala em homens, afinal, o câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo.

A palestra teve a participação efetiva dos servidores e colaboradores da instituição que esclareceram dúvidas acerca dos principais motivos conhecidos que acentuam a probabilidade do diagnóstico, tais como sedentarismo, hereditariedade e consumo de álcool. O médico explicou ainda que o consumo de frutas e verduras, atividade física 3 vezes por semana e amamentação são atenuantes da possibilidade da doença.

Após explicar a necessidade das mulheres irem regularmente ao ginecologista, assim como mamografias e ultrassons mais frequentes após os 40 anos, duas servidoras do Nutec, Gina Mesquita e Maria Elizabeth Lopes deram testemunho sobre a luta exitosa que tiveram que enfrentar contra o câncer.

 

Saiba mais sobre o Outubro Rosa

Começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

______________________________________

Arinne Oliveira
85 3101.6925
arinne.mauricio@gmail.com

Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec
www.nutec.ce.gov.br