Pesquisador do Nutec publica trabalho sobre a purificação do biogás gerado em aterro

11 de junho de 2020 - 11:01 # # # # #

O coordenador do Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (Larse) do Nutec, Ari Clecius, juntamente com os parceiros da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Demontier e Silvio Luiz Sousa, publicou artigo na Revista Tecnologia.

A crescente produção de resíduos sólidos urbanos (RSU) representa um sério problema ambiental. A matéria orgânica, presente nos RSU, sofre digestão anaeróbia nos aterros sanitários, produzindo uma mistura gasosa: o biogás de aterro. Estima-se que cerca de 45% a 55% do biogás de aterros sanitários é formado por metano (CH4). O dióxido de carbono (CO2), como um produto da digestão anaeróbia, necessita ser removido para tornar possível a elevação do poder calorífico do biogás captado no aterro. Cerca de 35% do biogás de aterro é formado CO2, e a sua remoção precisa ser realizada.

O artigo “Aplicação de zeólitas na purificação do biogás gerado em aterro sanitário” apresenta a técnica de adsorção  por meio do uso de zeólitas, que tem a vantagem de ter um baixo custo operacional, elevada eficiência de separação, regenerabilidade e fácil manuseio.

Confira o trabalho no link