Plano de Ação do PforR é apresentado na Fiec

2 de julho de 2015 - 17:02

Plano de Ação do PforR é apresentado na Fiec


Participaram da reunião representantes das Secretarias de Estado, membros do Comitê Técnico e parceiros do setor privado e da Academia.

 

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado do Ceará (Ipece) apresentaram, na manhã desta segunda-feira (29) na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), documento referente ao cumprimento da meta do primeiro semestre de 2015, estabelecida pelo Banco Mundial no Programa PforR da Estratégia de Desenvolvimento Econômico e seu respectivo Plano de Ação para Formação do Capital Humano no Ceará. Estiveram presentes ao encontro representantes das Secretarias de Estado, membros do Comitê Técnico de elaboração do Plano e parceiros do setor privado e da Academia.

O Plano de Ação tem como objetivo central promover uma oferta de capital humano com qualificação e na quantidade necessária para sustentar o processo de crescimento apoiado em ganhos de produtividade e inovação. Ele deverá ser incorporado no sistema econômico cearense para perenizar os ganhos auferidos com o Programa para Resultados. O plano se baseia no crescimento econômico, com foco no crescimento profissional; na redução da pobreza, com foco na assistência à família e na sustentabilidade ambiental com ênfase na qualidade da água.

O analista do Ipece, Wiyalo Paiva explicou que será um documento de revisão continua e, segundo ele, mais importante que cumprir as metas do banco é a integração do estado com o setor produtivo: “ Teremos um documento vivo com uma estratégia de desenvolvimento econômico para o estado do Ceará e do fortalecimento do setor produtivo, que será apoiado na inovação e no foco na formação do capital humano”.

Já Felipe Rabelo, coordenador do grupo de trabalho , ação e inteligência da SDE, apresentou a formação de um Conselho Estadual para a Formação de Capital Humano: “Servirá para suprir uma lacuna de uma conversa mais perfeita entre as instituições para se comunicar melhor e gastar menos recursos.”

O programa está dividido em dois componentes: o primeiro de programas e indicadores, o segundo de componentes com indicadores de resultados.

No final da apresentação, foi aberta a palavra aos convidados. Francisco das Chagas Magalhães, Presidente da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), destacou que o programa constitui-se numa estratégia importante para incentivar a performance das políticas públicas do estado.

Francisco Carvalho, Secretário Adjunto da Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior (Secitece), citou a existência de recuso para fazer estudo da viabilidade técnica da implantação dos parques tecnológicos no Ceará e para estudar o impacto de programas como TecNova-Ce, Rede dos Núcleos de Inovação Tecnológicas (NIT) e Rede de Incubadora de Empresas (RIC).

O presidente do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Francisco Viana, enfatizou o papel da SDE no sentido de fortalecer o Conselho de Capital Humano. Segundo ele, o Centec deverá estar pronto para oferecer propostas adequadas na área de capacitação tecnológica de forma diferenciada, com serviços tecnológicos de extensão.

 

Acesse:”Estratégia de Desenvolvimento Econômico para o Estado do Ceará a Partir do Fortalecimento do Setor Produtivo, Apoiada em Inovação e com Foco na Formação de Capital Humano”

 

______________________________________

Arinne Oliveira
85 3101.6925
arinne.mauricio@gmail.com

Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec
www.nutec.ce.gov.br