Produção de Combustível Derivado de Resíduos é tema de reunião entre o presidente do Nutec e Secretário das Cidades

28 de julho de 2021 - 13:56

O Presidente do Nutec, Francisco Magalhães, esteve na última terça-feira (27), com o Secretário das Cidades, Paulo Henrique Lustosa, para discutir o apoio à implementação das ações firmadas no acordo para a produção de Combustível Derivado de Resíduos (CDR) no Ceará.

Também estiveram presentes no encontro Mario William Esper, presidente do Conselho Deliberativo da ABNT e diretor da ABCP; Dr. Ari Clecius Alves de Lima, Coordenador do Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (Larse-Nutec); Emmanuel Mitsou, presidente da Apodi; Glécia Vieira, da ABCP e Carlos Telles, da Apodi.

A cooperação técnica prevê, dentre outras ações, tornar o Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes do Nutec como laboratório de referência acreditado junto ao INMETRO para o desenvolvimento de pesquisas e análise de CDR.

A produção de CDR vai contribuir para a redução da quantidade de gases do efeito estufa, tanto pela diminuição do metano oriundo da decomposição dos resíduos, quanto pela substituição de fontes de energia fósseis. O co-processamento de resíduos é uma realidade crescente no país, podendo suprir demandas energéticas na produção de cimento, geração de energia, caldeiras dentre outros. O fomento a esse tipo de substituição energética a partir de resíduos é uma forma de atender à Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos e à Política Nacional e Estadual de Mudanças Climáticas.